Os novos territórios do café
A Fundação Lavazza interveio por meio da International Coffee Partners em áreas do Peru, onde a produção de café ainda é uma novidade e ainda há muito a fazer.
O desafio

As regiões norte do Peru são áreas relativamente novas para os cafeicultores.

Muitos agricultores se estabeleceram nestas áreas como resultado de programas governamentais que incentivaram o uso dessas terras para o cultivo de café.

Embora isto seja uma oportunidade, também apresenta vários desafios devido ao baixo nível de organização e de apoio técnico ou financeiro. Como resultado, a produtividade continua baixa, juntamente com a receita dos produtores.

Além disso, as organizações de agricultores estão, por sua vez, em uma situação de fraqueza e de afastamento do mercado.

Os objetivos
Aumentar a receita dos produtores.

Melhorar o bem-estar dentro das famílias dos cafeicultores.

Apoiar a gestão sustentável dos recursos naturais.
A resposta

A Fundação Lavazza interveio por meio da International Coffee Partners, apoiando atividades que fortaleçam a governança e gestão das organizações de agricultores, criando estruturas transparentes e com bom funcionamento.

O projeto destina-se também a criar uma organização que apoie microfinanciamentos, contatos estratégicos de negócios e possa oferecer benefícios aos seus membros.