Em um país moderno como o Senegal, há uma longa tradição de café. Ainda hoje bebemos café Touba em toda parte, uma receita criada no final do século XIX pelo Sheik Amadou Bamba, líder espiritual e carismático da Irmandade Sufi Mouride, que supostamente introduziu o uso do café no país. O café Touba é aromatizado com cravo-da-índia e jarr, conhecida como pimenta da Guiné; tem um sabor balsâmico forte e, de acordo com seu inventor, também tem propriedades medicinais. A relevância histórica e política da figura de Bamba fez com que seu café se tornasse um símbolo de identidade e pertencimento à comunidade africana, de modo que o café Touba é quase exclusivamente popular entre os senegaleses. O café Touba é servido em todos os Tanganas, as cafeterias de rua dos subúrbios, como um exemplo perfeito de comida de rua local: escassamente mobiliadas com bancos e mesas, elas também servem comida e estão sempre cheias, 24 horas por dia. Os ocidentais preferem o café filtrado da tradição francesa ou o café instantâneo, para ser apreciado em um dos raros locais coloniais sobreviventes, como o famoso Safari Bar em Saint Louis.
Torre os grãos de café junto com as vagens da pimenta em uma frigideira de metal, e adicione os cravos a gosto. Quando dourarem bem, deixe esfriar e esmague tudo em um pilão ou em um moedor de café. Coloque a água para ferve; enquanto isso, coloque quatro colheres de sopa de blend de café com as especiarias em um filtro em cima de um bule. Quando a água estiver fervendo, despeje-a suavemente sobre o filtro e deixe passar tudo. Repita isso duas ou três vezes, adicionando bastante açúcar entre cada etapa, e sirva o café bem quente.
Tempere o frango com a pimenta, o alho, a pimenta picada, e o cubo de caldo de legumes esmigalhado. Misture bem e deixe a mistura descansar por um tempo. Prepare o molho com os tomates sem sementes cortados em cubos, adicione-os à cebola picada e tempere com a mostarda e o suco de limão. Em uma frigideira, aqueça o óleo de amendoim e quando estiver quente, doure o frango. Em seguida, corte a baguete ao meio, espalhe com maionese ou manteiga, recheie com o frango salteado, adicione o molho de tomate e sirva com uma xícara de café quente.