Beirute – Líbano
Beirute: uma cidade, um mundo de café

Em Beirute, uma cidade cosmopolita e ocidentalizada, o café é servido de todas as formas possíveis: da decocção beduína-árabe a infusões turcas, café picante e café americano, espresso e café branco (que não contém café e é ideal para pessoas intolerantes à cafeína). Longe das cidades, sobrevivem as tradições de comunidades individuais, como o café bizarro obtido pela torra de sementes ou a infusão de mate sul-americana, trazida pelos emigrantes em seu retorno do Brasil. Embora as cafeterias históricas não existam mais em Beirute, reconstruída várias vezes após os conflitos (exceto a cafeteria Gemmayzeh, em que artistas, intelectuais e jogadores mais velhos de gamão costumam se reunir), em Trípoli ainda sobrevivem alguns exemplos de cafeterias populares de estilo antigo, onde o café turco é bebido em meio a nuvens de fumaça de narguilé. Os vendedores ambulantes de café oferecem café turco aos transeuntes preparado em cozinhas portáteis coloridas, ou café ao estilo ocidental extraído de máquinas de espresso montadas em triciclos e carrinhos ou café na mais pura tradição árabe, servido de grandes jarras de metal com aquecedores embutidos em sua base.

As receitas
Café branco
Café branco
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
4 colheres de chá de água de flor de laranjeira
4 xícaras de espresso de água
açúcar ou mel a gosto
Preparação

Ferva a água em um jarro, adicione o açúcar ou mel enquanto estiver quente e mexa para dissolver. Separadamente, despeje a água de flor de laranjeira em xícaras de espresso e encha-as até a borda com a água adoçada. Sirva a bebida quente no final de uma refeição ou antes de dormir para um efeito calmante.


Mouhallabieh
Pudim de água de flor de laranjeira
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
1 litro de leite integral
4 colheres de sopa de farinha de arroz
150 g de açúcar
100 g de pistache Aleppo, descascados e sem sal
2 colheres de sopa de água de flor de laranjeira
Preparação

Aqueça o leite em uma panela. Separadamente, dissolva a farinha de arroz em um pouco de leite frio, em seguida, despeje na panela; mexa com cuidado e continue a cozinhar até que a mistura comece a engrossar e tomar forma. Neste ponto, adicione o açúcar e misture bem até dissolver. Quando a mistura começar a engrossar, adicione a água de flor de laranjeira e mexa mais uma vez antes de colocar nas formas de pudim. Finalize com uma pitada de pistache picado e sirva gelado de sobremesa.