Java – Indonésia
Mistério e lenda do Kopi Luwak e tradições antigas

Java é a ilha mais interessante em toda a Indonésia em termos de cultura do café, graças à coexistência das comunidades hindu-budista, oriental, muçulmana e ocidental. O café só chegou em Java em 1706, trazido por comerciantes holandeses que queriam iniciar um cultivo de clima tropical. As primeiras colheitas da variedade de Java foram um sucesso surpreendente. Uma epidemia de “ferrugem” levou a uma espécie mais resistente a ser favorecida. A variedade preciosa, quase lendária do “café Kopi Luwak” é exclusiva da ilha e alcança preços vertiginosos. Ele só pode ser obtido através do processo digestivo de um civeta chamado Luwak, um pequeno mamífero local ávido por grãos de café. As enzimas digestivas intervêm de alguma forma durante o processo, diminuindo as notas amargas do café e conferindo um aroma particular. Em Java, o café também é fundamental para as tradições misteriosas como a veneração do búfalo branco, um animal mágico ao qual são oferecidas bananas e café, e em cerimônias fúnebres onde o falecido é acompanhado por uma xícara de café e um maço de cigarros locais. Por último, o café faz parte da beleza e dos rituais de bem-estar que exploram as suas propriedades cosméticas e terapêuticas: massagens, exfoliações, máscaras faciais...

As receitas
Kopi santen
Café com creme de coco
INGREDIENTES
1/2 coco
1 colher de chá de pó de café
2/3 de copo de água fervente
1/3 do vidro de creme de coco
3 colheres de chá de açúcar de palma
água conforme necessário
Preparação do creme de coco

Escolha um coco maduro que ainda esteja cheio de leite, faça um buraco na parte superior, extraia todo o líquido e reserve. Com um objeto robusto e pesado, bata em toda a superfície da fruta, girando-a em volta da palma de sua mão esquerda: isso facilita a separação da polpa da casca amadeirada. Abra a casca com um golpe firme e separe-a da polpa. No ralo fino, rale metade da fruta em uma tigela, cubra a polpa com a mesma quantidade de água, mexa bem e filtre, torcendo a mistura para extrair o máximo de creme de coco possível. Reserve. Para simplificar a receita, compre o creme de coco enlatado, disponível nos supermercados asiáticos.

Preparação

Despeje uma colher de café em um copo e encha até 2/3 com água fervente, adicione o açúcar e mexa bem para dissolver. Finalize derramando o creme de coco e sirva.

Variantes

Uma versão picante, chamada Bajigur, é frequentemente preparada na Indonésia ocidental.

Kopi telur madu
Café com gema e mel
INGREDIENTES
1 colher de chá de pó de café
3 colheres de chá de açúcar de palma
1 gema
4 colheres de chá de mel
água fervendo
Preparação

Despeje 3 colheres de açúcar de palma, 1 colher de chá de café e 1 gema em um copo, misture bem até ficar líquido, mas cremoso. Complete com água fervente até a borda, adicione 4 colheres de chá de mel para doçura extra, mexendo sempre para misturar todos os ingredientes. Sirva quente.