Sustentabilidade
Para o revigoramento do distrito de Aurora, a abordagem da Lavazza refletiu critérios de sustentabilidade ambiental, com o objetivo de reduzir e prevenir a poluição e a exploração de recursos energéticos consumíveis, uma decisão que trouxe benefícios locais e globais. 
A empresa também decidiu indicar o novo prédio, que abriga o centro de gestão corporativa, para a Certificação LEED® Gold (Liderança em Energia e Design Ambiental), o mais famoso prêmio mundial para energia e desempenho ambiental que poucos edifícios na Itália já alcançaram.
LEED®: O que é?

A nova sede foi nomeada para a certificação LEED® nível Gold. A sigla significa Liderança em Energia e Design Ambiental, e representa o reconhecimento mais popular do mundo em relação à eficiência energética e desempenho ambiental. Trata-se de um sistema de medição voluntário, destinado a avaliar os edifícios comerciais, terciários e residenciais novos e existentes. O novo Centro de gestão corporativa aderiu às estipulações do protocolo LEED®, desde a seleção do local por meio do design, execução (que recuperou 80% dos escombros) e acompanhamento pós-ocupação. O edifício foi projetado para maximizar o conforto para as pessoas na Lavazza, economizar energia e reduzir o consumo de água potável. Os critérios de avaliação são divididos em pré-requisitos e créditos. Os pré-requisitos são requisitos mínimos a serem respeitados para obter qualquer nível de certificação LEED®. Os créditos permitem que você obtenha uma pontuação com base no que determina o nível de certificação: Certificado, Silver, Gold e Platinum.

O novo Centro de gestão corporativa da Lavazza visa atingir o nível Gold, sob o padrão LEED® Italia 2009 para novas construções e reformas.

Sustentabilidade do edifício + Sustentabilidade do edifício

Vale ¼ dos pontos de atribuição, e aborda aspectos ambientais do local onde o edifício está sendo construído. Os créditos recompensam a escolha de construir dentro de áreas urbanas ou em áreas bem servidas pelos transportes públicos, restaurar edifícios, incentivar os futuros usuários a usar meios ecológicos de transporte, coletar e reciclar a água da chuva, reduzir o efeito do calor insular (superaquecimento das áreas urbanas) e a poluição luminosa.

Gestão da água + Gestão da água

A categoria Gestão da água  Categoria (1 pré-requisito, 3 créditos, máx. 10 pontos) aborda questões ambientais relacionadas com a utilização, gestão e descarte de água em edifícios, promovendo a redução do consumo deágua e o reuso de água de chuva.

Energia e atmosfera + Energia e atmosfera

Esta categoria vale 1/3 dos pontos de atribuição e promove a melhoria do desempenho energético de edifícios e o uso de energia de fontes renováveis ou alternativas.

Materiais e recursos + Materiais e recursos

Esta categoria (1 pré-requisito, 8 créditos, máx. 14 pontos) leva em conta questões ambientais relacionadas com a seleção de materiaispara eliminação de resíduos e a redução do impacto ambiental causado pelo tráfego rodoviário.

Qualidade ambiental interna + Qualidade ambiental interna


A categoria (2 pré-requisitos, 15 créditos, máx. 15 pontos) aborda as questões ambientais relativas à saúde, segurança e conforto dos ocupantes do edifício, a eficácia do sistema de troca de ar e o controle da contaminação do ar.

Processo de certificação

Registro do projeto é a etapa formal que inicia o processo de certificação LEED®. Um projeto indicado para a certificação deve provar que pode cumprir os requisitos mínimos do programa, e só neste momento o projeto pode ser efetivamente registado. Os projetistas devem, portanto, preparar a documentação e os cálculos necessários para demonstrar o cumprimento de pré-requisitos e critérios de crédito. A certificação LEED® é obtida na conclusão da construção, demonstrando que o edifício atende aos requisitos do programa do nível de certificação solicitado.

O novo Centro de gestão corporativa da Lavazza foi registrado como tendo alcançado a certificação LEED® Gold em setembro de 2011, e nessa data foi o primeiro edifício candidato na região de Piemonte.

Uma vez que a certificação é um processo complexo que envolve monitoramento constante de atividades, há três órgãos dedicados para o Centro de gestão corporativa da Lavazza:

  • Autoridade de comissionamento (autoridade supervisora): organismo responsável pela supervisão da concepção, instalação e teste de todos os sistemas da planta que impactam o consumo energético do edifício;
  • LEED® AP (profissional credenciado ou certificado): uma pessoa competente no processo de certificação responsável pela gestão da equipe de concepção e construção para obter crédito e realizar inspeções periódicas do canteiro de obras;
  • Gerente LEED® dentro da empresa executiva.
Sustentabilidade em primeiro lugar

O novo Centro de gestão corporativa foi concebido de acordo com os mais elevados critérios de sustentabilidade. 
Uma abordagem que a Lavazza aplica a todos os seus processos e iniciativas.

SAIBA MAIS