IAAD – Instituto de Artes Aplicadas e Design
O edifício histórico na esquina da via Bologna com a via Pisa abriga a sede da IAAD, a Universidade Italiana de Design, com 700 alunos e mais de cem professores. O edifício oferece cerca de 3.000 m² para atividades educacionais, exposições, eventos, conferências e palestras especiais. As salas de aula se abrem para um sistema de terraços com vista para a via Pisa, aproveitando locais dos prédios que não costumavam ser usados. No novo complexo, a IAAD possui salas de aula educacionais e laboratórios de informática de última geração, uma grande sala de conferências, uma área de descanso e relaxamento, carinhosamente chamada de Casa IAAD, e outros espaços para estudo e socialização.
O projeto de redesenvolvimento manteve as características que se tornaram parte do edifício ao longo do tempo, bem como o design externo, respeitando a relação entre o edifício e o tecido urbano circundante.
A remodelação cumpriu as estipulações da superintendência local para o patrimônio arquitetônico e paisagístico em relação à recuperação de um complexo de reconhecido valor histórico e cultural. O trabalho de gesso e os elementos decorativos foram restaurados à sua cor original, enquanto as varandas do primeiro e do segundo andar foram preservadas com a inserção de estruturas novas lindamente projetadas, idênticas às originais. No primeiro andar, há um espaço de ligação entre a área central do edifício e a torre na via Ancona, com uma fachada envidraçada que repete a simetria da estrutura existente no mesmo pavimento.