12 minutos

17 fotografias de retrato, 17 embaixadores, 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável: o calendário Lavazza torna-se um megafone artístico para o desafio da ONU de proteger o planeta até 2030.

29 de novembro de 2017 • Calendário

Calendário Lavazza “2030 What Are You Doing?” apresentado hoje:
Massimo Bottura, Jeremy Renner, Alexandra Cousteau, Andre Agassi e Carlo Petrini são alguns dos 17 embaixadores de sustentabilidade que – nos retratos artísticos do fotógrafo Platon – incentivam todos os cidadãos, instituições e empresas a trabalhar para alcançar os Objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas.

Milão, 29 de novembro de 2017 – E você, o que está fazendo? A pergunta feita pelo Calendário Lavazza 2018 é direta e sem filtros, e ressoa poderosamente nos 193 Estados-membros das Nações Unidas. Esta questão nos lembra que 2030 – o prazo final identificado pela ONU para transformar o planeta em um lugar mais sustentável – está mesmo logo aí. Na verdade, 2030 já está aqui nas 17 fotografias de retrato por Platon no “2030 What Are You Doing?”: o novo calendário Lavazza é o primeiro megafone artístico para os 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas (SDGs) no cenário global. O calendário debate sobre os objetivos por meio do comprometimento concreto de 17 embaixadores da sustentabilidade, homens e mulheres que estão determinados a transformar o desperdício de alimentos em uma refeição para os mais pobres e uma garrafa de plástico em uma fonte compartilhada de luz, para educar crianças, treinar jovens desfavorecidos e mulheres marginalizadas para o mercado de trabalho, proteger o mar e a biodiversidade, combater as mudanças climáticas e lutar por uma economia baseada na natureza e na vida.

What are you doing? Do chef Massimo Bottura para o ator americano Jeremy Renner. Da defensora dos problemas da água Alexandra Cousteau para o fundador da Slow Food  Carlo Petrini. Do campeão do tênis Andre Agassi  e  Jeffrey Sachs, diretor da rede para o desenvolvimento sustentável das ONU, até o iniciador da The Blue Economy Gunter Pauli e o cofundador da Rainforest Alliance Daniel Katz. As 17 fotos de Platon são retratos que vão fundo na alma dos 17 protagonistas e de todos nós, apresentando-nos uma pergunta inevitável – 2030 What Are You Doing? – e lembrando-nos de quão perto 2030 está, enquanto a estrada para alcançar os 17 objetivos ainda mal começou. Assim, o calendário Lavazza 2018 – o resultado de um projeto criativo pela Agência Armando Testa – é um chamado para a luta, em primeiro lugar, individual e, em seguida, coletiva.

“A questão por trás do título do calendário Lavazza 2018 é direta e deliberadamente provocante. What are you doing? Todos nós, cidadãos, empresas, instituições políticas e sociais, somos chamados a responder e nos comprometermos a fazer a diferença. Os 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU são o curso a seguir para proteger o planeta, mas 2030 está cada vez mais perto e ativar um impulso virtuoso em todos nós nunca foi tão urgente – diz Francesca Lavazza, membro da diretoria da empresa. É por isso que decidimos apoiar os 17 SDGs da ONU e interpretá-los pela primeira vez de uma forma artística graças a Platon, um mestre da fotografia contemporânea. Queremos popularizar este compromisso universal para 2030, divulgar e tornar estas questões e os seus protagonistas conhecidos; esta é a única maneira de transformar as pessoas, os jovens em particular, nos verdadeiros agentes de mudança do futuro. Queremos ser os fundadores de uma revolução positiva, inspirar e despertar o bom senso, para sermos embaixadores da mudança que queremos ver no mundo”.

A verdadeira inspiração por trás do calendário Lavazza “2030 What Are you Doing” é Jeffrey Sachs. Professor da Universidade de Columbia e assessor especial do secretário-geral da ONU, António Guterres para os Objetivos de desenvolvimento sustentável, Sachs é um dos embaixadores de sustentabilidade retratado por Platon, interpretando, junto com sua esposa Sonia, o objetivo número 17: Parceria para os objetivos. “Todos os 193 Estados-membros das Nações Unidas – diz Sachs – adotaram os Objetivos de desenvolvimento sustentável em 2015, para afastar o mundo dos perigos crescentes da destruição ambiental e para um futuro que poderia ser de prosperidade, saúde, educação e paz. Agora, dois anos depois, estamos ainda longe de atingir esses 17 Objetivos, que são certamente ambiciosos, mas realizáveis até 2030: o segredo está na cooperação global, um princípio-chave que afeta a todos nós, não só os governos, mas também indivíduos, empresas, universidades e outros intervenientes na sociedade civil. O calendário Lavazza celebra este compromisso global e recorda-nos tudo o que está em jogo. Minha esperança, e minha convicção, é que ele possa inspirar muitos outros a abraçar a causa do desenvolvimento sustentável”.

17 FOTOGRAFIAS ARTÍSTICAS PARA O PLANETA

What are you doing? A pergunta controversa no centro do Calendário Lavazza 2018 impacta diretamente nos olhos e penetra em sua consciência, desconfortavelmente e sem filtros, graças ao objetivo revolucionário de Platon, um fotógrafo britânico e contador de histórias de origem grega. Ele é estimado em todo o mundo como o “fotógrafo dos poderosos”, por ter retratado e capturado a alma e a humanidade dos mais influentes líderes mundiais, gigantes dos negócios e ícones do show business. “Com o Calendário Lavazza ‘2030 What Are You Doing?’ queremos chamar a atenção, diz Platon, para um novo grupo de heróis culturais, dando-lhes todo o poder que merecem. Com este projeto procurei, no meu papel de provocador cultural, desencadear um debate respeitoso sobre as questões que devem orientar a nossa consciência, e sobre a importância da liderança positiva. Porque aqui não há negatividade, e nenhuma acusação é levantada, há apenas energia e paixão: é, portanto, uma revolução positiva. São 17 histórias extraordinárias, que podem ser uma fonte de inspiração e se tornar o motor por trás de uma comunidade de cidadãos globais responsáveis, motivados pela compaixão e por um profundo espírito de atenção para com o outro”.

Dar rosto aos 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU e contar a história de um exemplo, ou uma inspiração para cada Objetivo: este é o grande desafio que a Lavazza decidiu empreender com Platon sob a direção criativa da Armando Testa. “Depois de três anos definindo os Defensores da Terra – os heróis modernos envolvidos na alimentação do planeta de uma forma justa e sustentável na África, América Latina e Sudeste da Ásia – a grande fotografia artística torna-se uma porta-voz para a urgência de um compromisso social universal, que ninguém pode ignorar. Depois de Newton, Annie Leibowitz, LaChapelle, Steve McCurry e muitos outros mestres da fotografia contemporânea, identificamos na sensibilidade de Platon, um contador de histórias e grande conhecedor da alma humana, o intérprete perfeito para retratar os 17 SDGs artisticamente. A 26ª edição do Calendário Lavazza também marca o retorno, após 16 anos, do preto e branco: um tratamento que através das objetivas de Platon se torna moderno; um estilo direto e sem frescuras que nos mostra os nossos protagonistas da forma mais autêntica possível. Um preto e branco que promove a reflexão, introspecção profunda, perfeito para um tema universal, como o compromisso de salvar o planeta”, adiciona Michele Mariani, diretora executiva de criação da Armando Testa.

O CONTÁGIO DE RESPONSABILIDADE

A Lavazza, por meio de um Projeto de comunicação integrada, dará visibilidade com uma campanha de televisão a 5 histórias em vídeo, para alguns embaixadores de sustentabilidade, como Jeffrey e Sonia Sachs, Carlo Petrini, Alexandra Cousteau, Massimo Bottura e Andre Agassi. Além disso, o Calendário Lavazza 2018 (disponível on-line em Calendar.Lavazza.com) convida os cidadãos, representantes de instituições, empresas e todos os setores da sociedade civil a se conscientizarem e ampliarem o alcance dos 17 Objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU até o marco de 2030. A partir de hoje – graças também à colaboração com ASviS – você pode se comprometer a ser o embaixador da sustentabilidade e contribuir para o “contágio” de responsabilidade nas mídias sociais com a hashtag #2030whatareUdoing

2030 WHAT ARE YOU DOING?

#2030whatareUdoing @Lavazza