Café
O departamento de Pesquisa e Desenvolvimento gerencia toda a cadeia de suprimento do café Lavazza, a partir da escolha dos métodos de colheita.
Matéria-prima
Matéria-prima

A compra de matéria-prima é monitorada pelos especialistas do departamento que, aplicando padrões de qualidade precisos para cada fonte de café, avaliam suas características antes de comprar os lotes necessários para a produção. Hoje, a seleção visual e a catalogação de cada fonte de café ocorrem no país onde é cultivada; cada variedade é colocada no mercado de acordo com critérios precisos de qualidade e preço. Os especialistas do departamento escolhem qual café comprar com base nos padrões que precisam ser garantidos pelos blends Lavazza.

Fábricas
Fábricas

Ao chegar à fábrica, todas as fases (manuseio, armazenamento, criação dos blends e preparação para torra) são monitoradas por um sistema de informação centralizado.

Combinação
Combinação

Combinação, torra e moagem estão no centro do processo de fabricação do café. São as etapas fundamentais que fazem um café exclusivo, os pontos em que nossos especialistas intervêm mais frequentemente para monitorar o processo inteiro. A criação dos blends, desenvolvidos no departamento, é verificada por especialistas da Lavazza, pelo nosso sistema de TI e por um painel de conhecedores que degustam cada blend para garantir o mesmo resultado na xícara ano a ano e o mesmo sabor para cada blend.

Torra
Torra

A torra é feita em máquinas de convecção através do aquecimento do ar na parte inferior do tambor. Assim, nós garantimos o ponto de torra correto para cada blend. Um sistema de torra piloto nos permite realizar um pequeno ciclo de teste, torrando uma amostra de café antes de prosseguir com a produção em massa.

Moagem
Moagem

A moagem, que muda dependendo do uso final do blend, também é gerenciada automaticamente pelo nosso sistema de TI e verificada pelo departamento. O café moído é então armazenado em silos especiais de atmosfera controlada, que o protegem dos agentes oxidantes (luz, oxigênio, calor e umidade) antes de ser rapidamente enviado para o acondicionamento. Materiais de embalagem e formatos de acondicionamento são essenciais para a preservação ideal do blend e o departamento está constantemente à procura de soluções cada vez mais eficazes.

Descafeinização
Descafeinização

O método de descafeinização adotado pela Lavazza é também resultado de pesquisas de nosso departamento. A fábrica de Pozzilli utiliza o inovador processo de extração com CO2 supercrítico, que afeta os grãos de forma natural, mas seletiva, preservando suas propriedades organolépticas. Em condições precisas de pressão e temperatura (supercrítico, o estado intermediário entre líquido e gasoso), o dióxido de carbono tem a poderosa capacidade de se ligar seletivamente apenas à cafeína, extraindo-a sem danificar os componentes aromáticos do café.

Extração do café
Extração do café

A última etapa da cadeia é, naturalmente, a extração do café, quando o produto se torna um momento de sabor, prazer e compartilhamento, e toda a paixão investida pela Lavazza se concretiza. Com a nova tecnologia e os cursos de baristas no Training Center, somos capazes de controlar esta etapa e garantir a qualidade do espresso Lavazza, até o último gole.