Lavazza: Quando a publicidade faz história

A Lavazza sempre foi uma empresa com uma abordagem inovadora para publicidade.

A estratégia de imagem da marca aplicada durante os anos é uma mistura inteligente de comédia italiana tradicional com a visão moderna e inovadora.

Dia após

dia

2005 - Hoje
Das quadras de tênis para o mundo do paladar, ao mesmo tempo que alcançamos os céus, nos mantemos atentos à nossa herança. A paixão pelo tênis, o trabalho ao lado de grandes chefs, os blends que conquistam corações nos EUA e a icônica saga italiana Paradiso: toda a riqueza da Lavazza em uma série de campanhas publicitárias bem-sucedidas.
2017
Born Social em 1895

O novo anúncio Born Social quer homenagear a bebida que melhor representa a Itália e a italianidade em todo o mundo. Como Luigi Lavazza afirmou, “O café não é apenas algo para beber, não é apenas um café, é uma maneira de nos encontrarmos.” E é por isso que o anúncio Born Social fala sobre a natureza universal do café italiano, que se torna um conector de pessoas, e a importância da socialização como um valor fundamentalmente italiano que o mundo inteiro reconhece.
2016
Uma nova estrela em Paradiso

Os ventos da mudança estão soprando em Paradiso, graças a um novo testemunho extravagante: o comediante italiano Maurizio Crozza. Um arquiteto bizarro que quer renovar o céu, e um magnata chinês com o objetivo de comprar o céu são apenas alguns dos personagens que ele interpreta na campanha Paradiso.
2016

I’m Back: Andre Agassi retorna


A campanha I’m Back marca o retorno oficial de Andre Agassi para o US Open, em um papel beneficente, juntamente com a Lavazza, um parceiro do Grand Slam. Uma campanha inovadora que exibe até 150 clones de Agassi no estilo dos anos 1980 vagando pelas ruas da cidade de Nova York, e um flash-mob de 150 Agassis. O vídeo da campanha I’m Back foi ao ar, e uma plataforma on-line configurada para transmitir a notícia do grande retorno do jogador e da presença da Lavazza em todos os quatro torneios Grand Slam.

2015
Muito mais para saborear

Muito mais para saborear é o convite endereçado pela campanha internacional de 2015 aos amantes do café na ocasião do 120º aniversário da Lavazza. O anúncio, dirigido por Jean-Pierre Jeunet (diretor de Amélie), conta a história de como o fundador da empresa, Luigi Lavazza, veio a descobrir países produtores de café e como ele começou a desenvolver a arte do blend. O narrador proeminente é Sergio Castellitto que, na cena final, revela as palavras que inspiraram o jovem e empreendedor Luigi Lavazza: “Na vida, há sempre algo mais a descobrir.”
2014
From Italy with passion

From Italy with passion é a campanha internacional dedicada à Lavazza A Modo Mio. O comercial mostra a história de um barista italiano que, ao ouvir uma cafeteira Lavazza A Modo Mio sendo ligada, parte com uma bandeja e uma xícara nas mãos, da cafeteria em San Tommaso 10, em Turim, Itália, onde a história de Lavazza começou em 1895. O barista, em seguida, percorre várias cidades italianas, reunindo as experiências, os sorrisos e sabores que são típicos do Bel Paese, até que ele praticamente entrega esses valores para as casas ao redor do mundo.
2013

Buongiorno America!


Não há melhor maneira de acordar e dizer “bom dia” do que com um requintado café italiano Lavazza. E não só na Itália. Desde setembro de 2013, a paixão pelo café e pela excelência italiana também chegou aos lares norte-americanos com uma nova gama de blends. Buongiorno America: há um novo café na cidade é a campanha publicitária lançada em grandes revistas, jornais e websites dos EUA.

2012

Atrás do avental

 

A Lavazza confirma sua colaboração com grandes chefs para os principais projetos de gastronomia: Massimo Bottura, Antonino Cannavacciuolo e Davide Oldani apresentam os vídeos da Web que cada um deles protagoniza, recontando abordagens diferentes e pessoais para os blends de A Modo Mio: “Conversations on Flavour and Design Around a Cup of Coffee” (Conversas sobre o sabor e design em torno de uma xícara de café).

2012

Bem-vindo Enrico


A campanha Paradiso é atualizada mais uma vez, acolhendo Enrico Brignano em sua paisagem celestial. É a primeira aparição da estrela como embaixador de um produto em um anúncio de TV. Brignano, no auge de sua carreira, adiciona uma nova visão que impulsiona a evolução natural da campanha de TV mais antiga e amada da Itália.

2005

Carmencita 2.0


Carmencita retorna para às telas da TV com um sitcom cult de 12 episódios. Ousada, irônica, cheia de personalidade e humor, é uma maneira original e eficaz de aumentar a conscientização sobre a marca, com o contexto não comercial tornando-a ainda mais valiosa. A sitcom também apoiou o lançamento do blend Carmencita.

Novos objetivos
1980-1999
A Lavazza se aventura fora da Itália, levando sua mensagem ao mundo: uma mensagem transmitida por estrelas icônicas como Luciano Pavarotti, Monica Vitti e Mariagrazia Cucinotta.
1995
A campanha Paradiso

O café torna tudo melhor – até o céu. Esta é a ideia básica por trás da nova campanha Paradiso, estrelada por Tullio Solenghi e Riccardo Garrone como São Pedro. Os diretores incluem Gabriele Salvatores e Alessandro D'Alatri.
1995-1999

A Europa fala italiano



A Lavazza continua seu compromisso com a publicidade internacional: 
  - Na França, com a campanha do cartaz de Bel Canto.
  - Na Alemanha, com a campanha Wie em Italien.
A Lavazza também lança sua primeira campanha em toda a Europa, conectando a marca aos valores que compartilha com o seu país de origem, e apresentando a Lavazza como um pequeno gole da Itália. A campanha inclui dois comerciais de TV e quatro anúncios impressos.

1993-1994

Espresso italiano, anúncios europeus

a Lavazza desenvolve uma variedade de campanhas de TV, com o objetivo de elevar a sensibilização da marca e promover sua expansão. Mais uma vez, o tema é o estilo italiano: na Alemanha, com a campanha a Alma do espresso; na Suíça, com L'Italiano vero; no Reino Unido, com. A expressão italiana para o café.

1993-1994

Um novo testemunho


Na França, a Lavazza vincula uma adaptação da campanha italiana da empresa com Luciano Pavarotti e Monica Vitti. Depois de 17 anos com o grande Nino, a Lavazza muda sua estratégia de comunicação. Quatro embaixadores de produto são escolhidos para evitar comparações diretas com Manfredi: Luciano Pavarotti, Monica Vitti, Giorgio Forattini e Bud Spencer.

1982-1992

Linhas vencedoras

 

As primeiras campanhas internacionais impressas e de TV da Lavazza são lançadas. O slogan, O café favorito da Itália, conecta claramente a Lavazza com o tema de italianidade. Apenas alguns anos depois, o produto Crema e Gusto é lançado, apresentado, como sempre, por Nino Manfredi. Este lançamento é acompanhado por um novo slogan: Crema e Gusto. Qualquer hora é a hora certa. A Lavazza é agora a líder de mercado na Itália.

O

início

1946-1979
A Lavazza inicia uma exploração pioneira do mundo da comunicação na Itália:
De seu logotipo icônico, ao bem-humorado Carosello, todo o caminho para a escolha de Nino Manfredi como o embaixador perfeito para os valores da marca.
1977

Senhoras e senhores: Nino Manfredi


A Lavazza muda sua estratégia de publicidade, a fim de consolidar a marca, usando um novo formato de campanha de TV, adicionando a influência dos embaixadores da marca para apoiar a narração: Nino Manfredi, uma personalidade adorada e uma celebridade no melhor sentido do termo. Manfredi foi a personificação do café Lavazza até 1993.
Os slogans da campanha se tornaram linguagem comum, graças às linhas memoráveis:
Café é um prazer, e se não é um bom café, qual é o prazer? Café Lavazza, quanto mais você toma, mais ele te conquista!

1965

Carosello

Quando a televisão chegou pela primeira vez à Itália, o programa de publicidade Carosello era o programa mais popular. A Lavazza deixou sua marca, é claro, com uma longa série de comerciais de TV memoráveis. Os desenhos do café Paulista fazem sua primeira aparição, e Caballero Misterioso e Carmencita, com suas rimas e humor espanhol, instantaneamente se tornaram as pratas da casa: suas aventuras continuam até 1975

1959-1962

Que fragrância, amigos!

Um cartaz com um toque sul-americano, abraçando os temas do café, calor e amor, lançando o primeiro café produzido industrialmente com distribuição nacional. Dois anos após sua estreia, o carisma de Paulista o leva a estrelar uma série de vídeos de comédia.

1946-1950

Nasce uma nova marca

Os irmãos Lavazza lançam o primeiro café da marca. O logotipo Lavazza é criado e uma ação de marketing muito importante é realizada: a decisão de vender o blend Lavazza em pacotes pré-embalados marcados com o logotipo Lavazza, para divulgar diretamente a imagem da marca. O slogan da primeira campanha Lavazza é Miscela Lavazza... Paradiso in tazza. (Lavazza... Céu em uma xícara).