VOLTAR
Coffee Sips

Tome um café e pague por dois

Publicado em 18 Julho 17

A maneira mais simples e original de compartilhar sua felicidade.

CAFÉ PENDENTE – FAÇA UMA BOA AÇÃO ENQUANTO TOMA UM CAFÉ

Durante os últimos cinco anos, um velho costume italiano tem se espalhado por todo o mundo e ganha mais e mais adeptos: o “café pendente”, ou “suspended coffee”, em inglês.

“Dois cafés, por favor. Um para mim, o outro pendente”. É assim que os participantes deste projeto pedem um café no bar. Em todo o mundo, os voluntários estão apoiando esta ideia, investindo seu tempo na criação de websites com informações e listas das instalações que aderem à iniciativa, enquanto publicam entrevistas para divulgar o projeto “café pendente”.

 

Como funciona? O barista que recebe o pedido cobra dois (ou mais) cafés, serve um para o cliente e anota o restante como uma oferta para os necessitados. Quem não pode pagar um café pode entrar em um bar, perguntar se há um “café pendente” e tomá-lo de graça.

 

Este costume surgiu em Nápoles, a cidade do café por excelência, e remonta ao início do século XX. Em uma época de dificuldades econômicas, qualquer um que pudesse pagar começou com o hábito de pedir um café, enquanto pagava dois, deixando assim um café “pendente” e já pago, para aqueles que não tinham meios de comprar um.

 

 

CAFÉ PENDENTE – UM BENEFÍCIO PARA TODOS

“Gostaria de um café, senhor?” o barista perguntaria. Significava que havia uma chance de obter um café de graça. O anonimato ajudou a facilitar as coisas, tanto para o doador como para o beneficiário. Ainda hoje, o doador não sabe a quem vai a oferta, e quem recebe o café pendente não sabe por quem foi oferecido. É melhor para todos: o doador que se sente bem por compartilhar um pouco de sua felicidade e transmiti-la à pessoa que recebe o café, que, por sua vez, se sente menos excluída, apesar de suas dificuldades econômicas. O bar que participa do projeto do café pendente reafirma sua conscientização sobre as questões sociais, que é muito popular entre os clientes atuais. Resumindo, com o café pendente, todos ganham.

Da bondade napolitana para um projeto mundial.

QUE BARES ADERIRAM AO PROJETO?

Os bares que participam deste projeto geralmente anunciam aos seus clientes com sinalização visível. Para saber quais bares aderiram ao projeto, consulte on-line ou visite o  site www.retedelcaffesospeso.com. Alternativamente, você pode contar ao gerente de seu bar favorito sobre a iniciativa. Talvez, eles ainda não estejam cientes do costume do “café pendente”, e a oportunidade extraordinária que oferece para fazer o bem, enquanto toma café.

Encontramos outros artigos que podem lhe interessar…

REVISTA
Tome um café e pague por dois

Coffee Sips

SAIBA MAIS
REVISTA
História do café

Coffee Sips

SAIBA MAIS
REVISTA
Café italiano

Coffee Sips

SAIBA MAIS
REVISTA
Cafés literários

Coffee Sips

SAIBA MAIS
REVISTA
Cultura do café

Coffee Sips

SAIBA MAIS
REVISTA
Um café na Austrália

Coffee Sips

SAIBA MAIS