VOLTAR
Coffee Study Program

Enxergar o café com o coração

Os alunos do Coffee Study Program embarcam em uma viagem que os levará às plantações de café da República Dominicana. Para Kanika e seus amigos, a viagem começa em Turim, a casa da Lavazza. 

Aos 24 anos, Kanika Joshi nunca tinha feito café usando uma máquina de espresso. Certamente não na capital do café italiano –Turim.


Ela teve a oportunidade de tentar, enquanto se preparava para embarcar em uma jornada reveladora que a levaria, juntamente com três colegas estudantes do Coffee Study Program, ao centro pulsante das plantações de café da República Dominicana e suas comunidades.

Esta jornada era uma daquelas em sentindo contrário: do prazer do café nas ruas de Turim, a suas origens nas plantações do Caribe.

Lá na cidade natal da Lavazza, Kanika conta, a experiência do café tem uma qualidade peculiar.

“A cultura do café em Turim é especial. Aqui, as pessoas vivem o café “no momento”, em vez de usá-lo como um simples impulso energético.”

Antes de ser servido nas icônicas xícaras de espresso italiano, ou em bares em todo o mundo, o café é objeto de trabalho criativo incansável e artesanal, como Kanika aprendeu no Lavazza Training Center, uma verdadeira universidade do café (e, aliás, o lugar onde Kanika fez seu primeiro café utilizando uma máquina de espresso).

Mas o café é, e deve ser, mais que apenas um produto. Ao longo de cada etapa do seu ciclo, da produção ao consumo, o café toca a vida de indivíduos e comunidades em todo o mundo.

Por isso a RSC (responsabilidade social corporativa) é um valor fundamental em que todas as marcas de café devem focar. Igualdade de gênero, condições de trabalho dignas, remuneração justa, sustentabilidade: tudo isso e mais é necessário para impulsionar a resiliência das comunidades que crescem ao redor do café.

Kanika ficou surpresa ao descobrir que, por meio de sua fundação, a Lavazza apoia os cafeicultores com ferramentas, investimentos e treinamento, independentemente de se tornarem parceiros de negócios. Isso, ela acredita, é a abordagem que o mundo precisa.

img_02-csp-kanika
img_03-csp-kanika
“A Lavazza não investe simplesmente dinheiro. Ela também coloca o coração no que faz.”

O tempo dos estudantes em Turim chegou rapidamente ao fim. Próxima parada: o Caribe.

 

 

 

Encontramos outros artigos que podem lhe interessar…

REVISTA
Comunidade, colaboração e mudança do mundo

Coffee Study Program

SAIBA MAIS
REVISTA
Enxergar o café com o coração

Coffee Study Program

SAIBA MAIS
REVISTA
Plantar as sementes de um futuro sustentável

Coffee Study Program

SAIBA MAIS
REVISTA
O que mais importa: o desenvolvimento que precisamos

Coffee Study Program

SAIBA MAIS