VOLTAR
8 minuti
40 Hands

Café: um valor a cultivar

Publicado em 09 Maio 17

 

Antes de ser servido, a jornada de um café, da semeadura à xícara de espresso, passa por 40 pares de mãos. Por trás de cada uma dessas trocas, há uma cultura, um rosto, uma história a ser contada.

40 Hands é uma jornada para descobrir as pessoas que decidiram dedicar suas vidas à sua paixão pelo café, a partir dos países de origem. Ele segue um caminho que se desenrola através de gerações e latitudes, unidos pelos mesmos valores: “Respeito, dedicação e responsabilidade, especialmente em relação à natureza”, diz Enrique Mancilla Oyos, um agricultor peruano trabalha conosco há anos.

Seus ancestrais processavam café em Nagazú, mas na época não havia estradas, então a produção se limitava às necessidades da família.

“Então eu cheguei”, seu filho Abel nos conta: “e a Lavazza chegou também, quase ao mesmo tempo, com o seu projeto de apoio comunitário que melhorou o nosso processo de fabricação, fornecendo equipamentos e o conhecimento que precisávamos.”

 

A harmonia entre os agricultores e a terra é essencial
Do Thanh Dinh – vice-presidente da “Cooperativa de fazendeiros Quang Tien Buôn ma Thuôt” – Vietnã

 

O café é, de fato, uma paixão que carregamos conosco desde 1895, o mesmo ocorre com muitas outras famílias que sempre o cultivaram. Respeitar a história e os valores destes defensores da terra é, sem dúvida, um dever, como é ajudar as novas gerações a expressar plenamente suas habilidades e tradições.

 

A Fundação Lavazza nos forneceu a infraestrutura, ela nos ajuda, ela encontrou soluções para problemas do café, mudanças climáticas e doenças que afetam as plantas do café. A Fundação Lavazza também contribui para o desenvolvimento de novas aldeias.
Sri H.M. Lokesh

 

O café sempre foi uma bebida social por excelência. Ele tem o poder de unir as pessoas, permitindo-nos compartilhar histórias e sonhos, como a do padre Peter Kilsara, diretor da escola Mese Ring de Kirua, na Tanzânia.
“Na maior parte da África, dar aos mais novos a chance de estudar e se formar significa dar-lhes uma oportunidade de crescimento e vida, e para mim, pessoalmente, também significa ser capaz de realizar meu sonho.”

Caffè: un valore da coltivare
Caffè: un valore da coltivare

 

Conhecemos o padre Peter durante a produção do ¡Tierra!, um projeto de sustentabilidade realizado em parceria com a ONG Rainforest Alliance, que visa produzir café 100% proveniente de agricultura sustentável. Ele nos contatou: “Nós nos apresentamos a Lavazza como uma comunidade de pequenos produtores de café. A partir desse momento, tornamo-nos parte do ¡Tierra!: um projeto que realça tanto a qualidade do café como a sua produção. As plantas de produção foram desenvolvidas, a fim melhorar e simplificar o processamento. Ao mesmo tempo, casas, uma enfermaria e uma escola também foram construídas. Então, agora, assim como ser capaz de trabalhar de forma autônoma e criar um café de alta qualidade, os agricultores recebem ajuda concreta para a educação de seus filhos”.

 

lavazza-40hands-caffeunvaloredacoltivare-imgsx-2-d
lavazza-40hands-caffeunvaloredacoltivare-imgdx-2-d

 

A agricultura do café vai além de ser um mero passo do processo de fabricação: É um ritual, uma arte, uma essência cultural e uma fonte de sustento para milhares de pessoas em todo o mundo. Por trás de cada xícara de espresso, há o compromisso daqueles que decidiram fazer do café a escolha de suas vidas. Uma paixão que é transmitida de geração em geração.

 

É graças ao meu pai que eu amo café. Seu cultivo é um ato de amor: observar as sementes crescerem, florescerem e produzirem frutos. Espero, da mesma forma, ser capaz de passar esta tradição aos meus filhos.
Edivaldo Bocardi Lumbari

Encontramos outros artigos que podem lhe interessar…

REVISTA
A campanha “Born social”

Cultura do café

SAIBA MAIS
REVISTA
Cafés literários

Coffee Sips

SAIBA MAIS
REVISTA
Café italiano

Coffee Sips

SAIBA MAIS
REVISTA
História do café

Coffee Sips

SAIBA MAIS
REVISTA
Tome um café e pague por dois

Coffee Sips

SAIBA MAIS
REVISTA
Somboun Saj Boukea, uma vida dedicada à terra vermelha do Laos

40 hands

SAIBA MAIS
REVISTA
Os Earth Defenders: Por trás das lentes dos guardiões da terra

Cultura do café

SAIBA MAIS
REVISTA
Cultura do café

Manifesto

SAIBA MAIS
REVISTA
A de arábica

TheCoffeeBook

SAIBA MAIS
REVISTA
A de aroma

TheCoffeeBook

SAIBA MAIS