• Imprimir
  • Marcar

BALANÇO DA SUSTENTABILIDADE DE 2015

Um percurso de melhoria contínua

Objetivos do documento

Têm sido anos de evolução imensa para a nossa empresa: um momento de abertura extraordinária e de crescimento. A Lavazza tem se consolidado cada vez mais como uma empresa realmente global: atualmente se encontra no sexto lugar da classificação mundial do setor, com mais de 50% do faturamento proveniente do exterior.


Baixar o balanço de sustentabilidade em versão PDF

Ou, vide a versão interativa online com conteúdo adicional
Desktop: é aconselhável navegar com Firefox, Chrome ou Internet Explorer 11
iPad e Tablet: adequado para telas com alta resolução

Um grande grupo internacional, que atua respeitando a qualidade e a excelência que nos distingue há mais de 120 anos.

Tudo isto sem esquecermos: quem somos e de onde viemos, quais são os valores que nos guiam, os lugares onde as nossas raízes estão fixadas, e o respeito pelas nossas pessoas, cujo compromisso e cujas competências nos permitem ter e alcançar objetivos cada vez mais ambiciosos. Em princípios de 2017 nos transferiremos para o novo Centro Direcional Lavazza, situado a poucos passos dos lugares onde a empresa nasceu, em uma cidade, Turim, que sempre foi berço de inovações e de mudanças.

Uma transferência que também é uma oportunidade para acelerar ainda mais rumo uma gestão cada vez mais sustentável, integrada e inovadora da nossa empresa: desde a utilização mais eficiente dos consumos de energia e dos espaços, até a flexibilidade na organização das atividades quotidianas; desde uma partilha das informações cada vez melhor, até uma colaboração facilitada pelas tecnologias digitais; desde a diminuição do uso de papel, até uma comunicação mais eficaz não apenas internamente, mas também com nossos stakeholders.

As iniciativas que giram ao redor do novo Centro Direcional representam um exemplo concreto da abordagem que temos em relação à Sustentabilidade, que é para nós uma maneira de ser e uma oportunidade a ser integrada em todas as nossas ações.

Este Balanço é a narração de um ano extraordinário da Lavazza, uma história que deu a largada com uma série de eventos “especiais” que caracterizaram o ano de 2015 – a Lavazza foi o Café Oficial do Pavilhão da Itália na Expo 2015, apresentou o ano passado mesmo o primeiro Balanço de Sustentabilidade da empresa, lançou a cápsula compostável, e colocou em órbita o primeiro café espresso espacial, paralelamente sustentando a cultura graças a parcerias importantes com o museu Guggenheim de Nova York e os Museus Cívicos de Veneza, e o grande esporte internacional, tornando-se parceira dos 4 torneios do Grand Slam de ténis - e que se encerrou com uma das pedras milhares da nossa visão empresarial, ou seja, a atenção e os cuidados com as nossas pessoas.

Uma história feita de substância e de credibilidade, mas também de visão e de ímpeto rumo um futuro rico de desafios e de oportunidades.


Alberto Lavazza

Presidente da Luigi Lavazza S.p.A.

A Sustentabilidade é um assunto com o qual o mundo inteiro precisa confrontar-se, imprescindível para ser empresa hoje e, cada vez mais, no futuro.

Um assunto que na Lavazza enfrentamos todos os dias, trabalhando para proporcionar aos nossos consumidores toda a qualidade dos nossos produtos. Estamos realmente conscientes que os nossos consumidores não são mais como eram há dez anos, e que neles está crescendo a consciência e a atenção em todos os aspectos que se referem à qualidade e ao valor do que consomem, inclusive a sustentabilidade do produto, dos processos de produção e da empresa que os produz, em conjunto.

Em um momento em que a Lavazza está reconfirmando com veemência o próprio papel de líder mundial, graças a uma política cuidadosa de crescimento nos mercados chave e aquisições miradas, o nosso objetivo é continuarmos nos distinguindo, alavancando-nos nos valores, na tradição, na qualidade, e na capacidade de realizar pesquisas e inovação, em outras palavras, na unicidade da Lavazza. Foi exatamente por isto que, nos últimos quatro anos, mais do que duplicamos os investimentos em Pesquisas e Desenvolvimento; porquê estamos convencidos que unir inovação e sustentabilidade seja a chave para o sucesso.

Estamos conscientes de como seja importante difundir a cultura do nosso café e a excelência da nossa marca italiana no mundo inteiro.

Ao mesmo tempo, para nós é crucial colaborar com os cafeicultores a fim de incrementar o know-how e melhorar as técnicas agrícolas deles, atuar no campo para fornecer-lhes tecnologias e instrumentos concretos e apropriados para enfrentarem as mudanças climáticas, minimizando o impacto ambiental das atividades deles.

O mercado global impõe que cresçamos, queremos fazê-lo de maneira identificativa e com valores, colocando na base do nosso crescimento o que fez de nós uma das marcas italianas mais acreditáveis no exterior: uma visão que dialeticamente une a tradição e a inovação, respeitando as nossas pessoas e os nossos consumidores no mundo inteiro.

Antonio Baravalle

CEO da Luigi Lavazza S.p.A