• Imprimir
  • Marcar

LAVAZZA E OS MAIORES FOTÓGRAFOS

Inspiração recíproca à espera de ser descoberta

A cada ano, com cada novo calendário, a Lavazza trabalha com a colaboração de um fotógrafo de prestígio e respeitado, em um processo que tanto afirma como renova a imagem da companhia. Esse ritual anual por um lado confirma o estilo seguro e inconfundível da empresa e, por outro, mantém-na alinhada aos tempos atuais, até mesmo à frente deles. O espírito Lavazza vem inspirando imagens fortes, glamurosas e não convencionais: em uma palavra, memoráveis.

Nomes importantes de mestres da fotografia internacional vêm se revezando por trás da câmera: Helmut Newton, Ellen von Unwerth, Ferdinando Scianna, Albert Watson, Marino Parisotto, Elliot Erwitt, David LaChapelle e muitos outros. Saiba mais sobre eles em suas biografias resumidas, nesta seção.

Joseph Anthony Lawrence - His Lavazza calendar: 2016
Joseph Anthony Lawrence O seu calendário: 2016

Joseph Anthony Lawrence, mais conhecido como Joey L., é o jovem autor das imagens do Calendário Lavazza 2016.

Nascido em 1989 em Ontario, Canadá, agora vive e trabalha em Nova York, um cenário privilegiado para as suas representações fotográficas. “Halloween no Brooklyn” é o seu projeto pessoal dedicado a personagens fantasiadas que animam aquele bairro da Big Apple durante esta festa, oferecendo aos espectadores o seu modo muito pessoal de olhar para a alma da cidade.

Mas é por causa da sua curiosidade inata pelos contrastes entre os diversos estilos de vida das pessoas que ele se atreve até em campos novos e desconhecidos. Desde as terras sagradas de Benares na Índia, até o sul da Etiópia, passando pelas regiões curdas do Iraque e da Síria, tem se tornado um dos fotógrafos mais pedidos.

 

 

O seu calendário:
- From Father to Son

Steve McCurry - The Earth Defenders
Steve McCurry Fotógrafo do Calendário Lavazza: 2015

Nascido em um bairro residencial da Filadélfia, nos Estados Unidos, McCurry estudou cinema na Universidade Estadual da Pensilvânia. Foi o fotógrafo que trouxe ao mundo as primeiras imagens do conflito no Afeganistão. Desde então, graças a seu olhar aguçado e seu extraordinário comprometimento, o arquivo de Steve abrange conflitos, culturas em extinção, tradições antigas e culturas contemporâneas – mas sempre mantendo o elemento humano.

McCurry vem sendo reconhecido com alguns dos mais prestigiados prêmios do setor, incluindo a Robert Capa Gold Medal, o National Press Photographers Award e a Royal Photographic Society Centenary Medal. Sua colaboração com a Lavazza começou mais de 10 anos atrás com o projeto ¡Tierra!
 

Seu calendário Lavazza:
- The Earth Defenders

Martin Schoeller - Fotógrafo para o Calendário Lavazza 2014
Martin Schoeller Fotógrafo para o Calendário Lavazza 2014

Nasceu em Munique, Alemanha, em 1968. Hoje vive e trabalha em Nova York. Cresceu na Alemanha onde foi profundamente influenciado pelas fotos que August Sander fez de pessoas pobres, pertencentes as classes operárias e média e pelas fotos de Bernd e Hilla Becher, fundadora da escola conhecida como Becher-Schüler. De 1993 a 1996 Shoeller trabalhou como assistente de Annie Leibovitz. As fotos de Shoeller ganharam inúmeros prêmios conferidos por renomados comitês como The Society of Publication Designers, Communication Arts, American Photography, Photo District News, Il Premio Alfred Eisenstaedt, e l'American Society of MagazineEditors.

O seu calendário:
- Inspiring Chefs

Mark Seliger Photographer - His Lavazza Calendars: 2011 and 2012
Mark Seliger Fotógrafo dos calendários: 2011 e 2012

Nascido em Amarillo, no Texas, em 1959, foi nomeado fotógrafo-chefe da Rolling Stone em 1992, onde fotografou mais de 125 capas. Em 2002 começou a trabalhar com a Condé Nast Publications. Publicou diversos livros e recebeu inúmeros prêmios, como The Society of Publication Designers, The Alfred Eisenstaedt Award, Communication Arts, American Photography e Photo District News. Também recebeu o Lucie Award for Outstanding Achievement in Portraiture.
 

Calendários:
- The Lavazzers 2012
- Falling in love in Italy 2011
 

Miles Adridge Photographer - His Lavazza Calendars: 2010 and 2012
Miles Adridge Fotógrafo dos calendários: 2010 e 2012

Nascido em Londres em 1964. Suas fotografias já foram publicadas em muitas revistas influentes e expostas em galerias no mundo todo. Fez exposições solo na América e na Europa. Seus trabalhos fazem parte da coleção permanente do National Portrait Gallery e do Victoria and Albert Museum, em Londres, e do Centre of Photography, em Nova York. Pictures for Photographs, uma grande monografia de seu trabalho, incluindo desenhos de seus livros de sketch, foi publicada em 2009 pela Steidl. Vive em Londres com a esposa e quatro filhos.


Calendários:
- The Lavazzers 2012
- The Italian Espresso Experience – Allegro con Brio 2010

Annie Leibovitz Photographer - Her Lavazza Calendars: 2009 and 2012
Annie Leibovitz Fotógrafa dos calendários: 2009 e 2012

Nascida no dia 2 de outubro de 1949 em Waterbury, Connecticut, nos EUA. Começou sua carreira como jornalista fotográfica da Rolling Stone em 1970, e se tornaria fotógrafa-chefe da revista em 1973. Dez anos depois, já tinha fotografado 142 capas e publicado ensaios fotográficos em várias reportagens. Em 1983, Annie começou a trabalhar com a Vanity Fair, e em 1993 com a Vogue. Além de sua atividade fotográfica, criou diversas campanhas publicitárias influentes. Colaborou com diversas organizações de arte, como o White Oak Dance Project, com Michail Baryšnikov e Mark Morris.

Publicou diversos livros e fez várias exposições, nos EUA e na Europa. Em 2006, recebeu o prêmio Commandeur in the Ordre des Arts et des Lettres, mas seu palmarés conta com inúmeros outros prêmios: o Lifetime Achievement Award, do International Center of Photography, e a Centenary Medal da Royal Photographic Society em Londres. Foi nomeada Living Legend pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Vive em Nova York com suas três filhas: Sarah, Susan e Samuelle.

Calendários:
- The Lavazzers 2012
- The Italian Espresso Experience 2010
 

Finlay MacKay Photographer - His Lavazza Calendars: 2008 and 2012
Finlay MacKay Fotógrafo dos calendários: 2008 e 2012

Nascido na Escócia em 1973, estudou Fine Art Photography na Glasgow School of Art. Em 2002, MacKay começou a trabalhar sozinho, e suas primeiras fotografias revelaram um estilo altamente original, influenciado por elementos da pop art, arte de rua e quadrinhos, além da pintura clássica. Sua imaginação, capacidade técnica e habilidade com iluminação lhe permitiu progredir e ser reconhecido como um fotógrafo de elite da nova geração atualmente ativa.

MacKay começou sua colaboração com a The New York Times Magazine em 2006, e fotografou grandes portfólios para a revista e várias reportagens de capa. Em julho de 2011 foi aberta uma exposição na National Portrait Gallery para homenagear os atletas das Olimpíadas de Londres de 2012. Reinterpretando-os com sua imaginação inigualável, MacKay retratou algumas das figuras mais notáveis do esporte e do entretenimento da atualidade. Seu portfólio como fotógrafo publicitário inclui algumas das marcas mais famosas internacionais.

 

Calendários:
- The Lavazzers 2012
- The Most Majestic Espresso Experience 2008

Eugenio Recuenco Photographer - His Lavazza Calendars: 2007 and 2012
Eugenio Recuenco Fotógrafo dos calendários: 2007 e 2012

Nascido em Madri em 1968, Eugenio Recuenco trabalhou para revistas espanholas e internacionais, e em campanhas publicitárias de várias marcas internacionais. Expôs seus trabalhos em Madri e Barcelona, e venceu um Leão de Ouro no festival internacional de publicidade de Cannes.

Entre seus últimos trabalhos estão: PhotoEspaña no Naarden Fotofestival, na Holanda, Art Toronto (2007), uma exposição pessoal em Paris, o Miami Photo Festival e Matarte es Matarme, de onde nasceu o Calendar Fashion Show 2009. Também criou videoclipes, como o “Pretendo hablarte”. Venceu a International Film Week, no México, o Gold Award in Graphics e o Bronze Award in Exterior Campaign no Sol Festival. Também foi responsável pelo design cênico e direção de arte da ópera Os Huguenotes, em Nova York.

 

Calendários:
- The Lavazzers 2012
- The Most Incredible Espresso Experience 2007
 

Ellen von Unwerth Photographer - Her Lavazza Calendars: 1995, 2006 and 2012
Ellen von Unwerth Fotógrafa dos calendários: 1995, 2006 e 2012

Nascida em 1954 em Frankfurt, na Alemanha. O trabalho de Ellen von Unwerth oferece uma versão distintamente sensual e brincalhona da fotografia de moda e beleza. Além de sua carreira como fotógrafa de moda, cineasta, produtora de cinema e diretora de videos, seu trabalho já figurou em inúmeros livros e duas fotonovelas, quase sempre em conjunto com exposições pelo mundo todo.
Sua fotografias têm sido expostas internacionalmente. Suas campanhas sensuais para a Guess, no início dos anos 1990, lançaram sua carreira comercial, e muitas outras campanhas se seguiram, bem como uma série de publicidades para o seriado Sex and the City. Von Unwerth também se aventurou na direção de curtas-metragens e comerciais.


Calendários:
- The Lavazzers 2012
- The First Class Espresso Experience 2006
- Calendário 1995
 

Erwin Olaf Photographer - His Lavazza Calendars: 2005 and 2012
Erwin Olaf Fotógrafo dos calendários: 2005 e 2012

Nascido na Holanda em 1959, Erwin Olaf é um dos artistas mais inovadores no campo da fotografia. Em 1988, venceu o concurso Young European Photographer na Alemanha, vencendo depois o Leão de Prata em Cannes, em 1998, e depois novamente em 2001 por suas campanhas publicitárias para a Diesel e a Heineken. Em setembro de 2003, o Groninger Museum inaugurou uma retrospectiva dos 25 anos de seu trabalho, com mais de 200 fotografias e inúmeros vídeos.

Em 2010, Louis Vuitton encomendou uma série de retratos de Olaf, em colaboração com o Rijksmuseum, em Amsterdã. Publicou muitos livros e venceu inúmeros prêmios em todo o mundo. Recentemente recebeu o Lucie Award por seu trabalho. Seu trabalho figurou em diversas exposições solo no mundo todo. Suas criações fazem parte de coleções permanentes de vários museus holandeses.

 

Calendários:
- The Lavazzers 2012
- Espress Yourself 2005
 

Thierry Le Gouès Photographer - His Lavazza Calendars: 2004 and 2012
Thierry Le Gouès Fotógrafo dos calendários: 2004 e 2012

Nascido em Brest, em 1964, Thierry iniciou sua carreira como fotógrafo de moda em 1986, trabalhando para a Condé Nast Italy, Vogue e L’Uomo Vogue. Trabalhou também para outras revistas importantes. Le Gouès é um dos fundadores da revista – Revue de Modes, e também imprimiu seu nome em diversas campanhas publicitárias internacionais. Vive atualmente em Paris.
 

Calendários:
- The Lavazzers 2012
- 2004 Mission to Espresso

Jean-Baptiste Mondino Photographer - His Lavazza Calendar 2003
Jean-Baptiste Mondino Fotógrafo do calendário 2003

Nascido na França em 1949. Começou sua carreira em Londres com DJ e compositor, antes de trabalhar como diretor de arte em uma agência publicitária parisiense. Envolveu-se, então, com o mundo da arte e da fotografia, trabalhando como fotógrafo freelance e diretor de videoclipes e anúncios. Suas fotos têm figurado em várias revistas de moda e design. Fotografou várias celebridades famosas do mundo da música, do cinema e da moda, criou muitas capas de discos e dirigiu videoclipes de artistas renomados mundialmente.
 

Calendário:
- Espresso and Glamour 2003
 

David LaChapelle Photographer - His Lavazza Calendars: 2002 and 2012
David LaChapelle Fotógrafo dos calendários: 2002 e 2012

A carreira de David LaChapelle começou nos anos 1980 em galerias de Nova York. Seu trabalho chamou a atenção de Andy Warhol, que lhe ofereceu o primeiro emprego como fotógrafo profissional na revista Interview. Ali, LaChapelle começou a fotografar os rostos mais famosos da época. Logo já estava fotografando para as melhores revistas no mundo e criando campanhas publicitárias memoráveis. LaChapelle expandiu sua atividade e trabalhou como diretor de videoclipes, peças de teatro e documentários. Seus trabalhos foram exibidos recentemente em algumas das galerias e museus mais prestigiados do mundo.

A capacidade de LaChapelle de criar cenas de extrema realidade usando cores ricas e vibrantes torna seu trabalho reconhecível instantaneamente e mencionado com muita frequência. Em termos práticos, ele é o único artista fotográfico hoje em dia cujo trabalho transcende o contexto editorial para o qual foi feito, e tem sido consagrado pelos intelectuais artísticos da arte contemporânea.

 

Calendários:
- The Lavazzers 2012
- Espresso and Fun 2002
 

Martine Franck & Richard Kalvar - Their Lavazza Calendar: 2001
Martine Franck e Richard Kalvar Fotógrafos do calendário: 2001

 

Martine Franck
Martine Franck nasceu em Antuérpia, na Bélgica, em 1938, mas cresceu na Inglaterra e nos Estados Unidos. Começou a trabalhar como fotógrafa em 1963, na China, no Japão e na Índia. Em 1965 começou a trabalhar como freelance, produzindo retratos de artistas e escritores, mas principalmente lidando com reportagens de interesse humano e sobre as condições das mulheres. Publicou muitos livros e é Presidente da Fundação Henri Cartier-Bresson. Foi fotógrafa oficial do Théâtre du Soleil desde sua fundação, em 1964. Em 1983 juntou-se à agência Magnum.

 

Richard Kalvar

Nascido em Nova York em 1944, depois de estudar na Cornell University, começou a trabalhar como assistente do fotógrafo de moda francês Jérôme Ducrot. Em 1966, uma longa viagem pela Europa feita com a câmera nas mãos o convenceu a tornar-se fotógrafo. Ajudou a fundar a agência fotográfica Viva, em Paris, em 1972, e em 1977 tornou-se membro integral da Magnum, também atuando ali como Vice-Presidente e Presidente. Kalvar trabalhou na França, Itália, Inglaterra, no Japão e nos Estados Unidos, combinando pesquisa fotográfica com cargos de jornalista e fotógrafo comercial. Participou em várias exposições coletivas. Em 2007, uma grande exposição retrospectiva de seu trabalho foi feita na Maison Européenne de la Photographie, acompanhada por um livro intitulado Earthlings.

 


Calendário:
- Friends&More 2001
 

Elliott Erwitt Photographer - His Lavazza Calendars: 2000 and 2012
Elliott Erwitt Fotógrafo dos calendários: 2000 e 2012

 

Nascido em uma família russa em Paris (1928), passou sua infância em Milão, antes de retornar a Paris e finalmente se estabelecer nos Estados Unidos. Em 1948, conheceu Steichen, Robert Capa e Roy Striker, em Nova York, e foi Capa que o convidou para juntar-se à Magnum Photos em 1953. Erwitt tem sido membro deste grupo desde então, e foi presidente dele diversas vezes. Começou a produzir filmes em 1970. No total, Erwitt produziu dezessete comédias, documentários e filmes satíricos. Também organizou exposições solo nos EUA, em Paris, Madri e Londres. Durante sua carreira, publicou mais de 20 livros. 

 

Calendários:
- The Lavazzers 2012
- Families 200

Magnum Photos Agency - Their Lavazza Calendar: 1999
Agência Magnum Photos Fotógrafa do calendário: 1999

 

Fundada em 1947, a Magnum Photos é uma das agências fotográficas mais importantes do mundo. Cooperativa pertencente aos fotógrafos que dela fazem parte, a agência foi criada para dar aos seus membros grande liberdade de ação, incentivando a expressão da criatividade e de características individuais. Os fotógrafos da Magnum são famosos por terem produzido algumas das reportagens mais importantes das últimas décadas, documentando guerras, desastres naturais e eventos sociais, mas também aspectos da sociedade não cobertas pelo jornalismo tradicional

Calendário:

- A sensualidade do café 1999

Marino Parisotto Photographer - His Lavazza Calendars: 1998 and 2012
Marino Parisotto Fotógrafo dos calendários: 1998 e 2012

Nascido em 1963 de pais italianos que viviam em Toronto, na volta da família para o país natal estabeleceu-se em Milão, frequentando a Universidade Católica Sacro Cuore, onde se especializou em Economia e Comércio. Começou, então, a trabalhar como diretor de uma agência de publicidade especializada em moda e design. Apesar de começar um pouco tarde como fotógrafo, sua carreira apresentou resultados inesperados: trabalhou com prestigiadas marcas da moda e fotografou atores, incluindo Hugh Grant e Eva Mendez.

Marino Parisotto adora a luz natural e espaços bem abertos, como desertos e mares: suas fotos têm enfoque na ação e no poder da sedução. Seu trabalho é romântico, visionário, elegante e nunca vulgar. Divide seu tempo entre Nova York, Paris e Milão.
 

Calendários:
- The Lavazzers 2012
- Elisir d’amore 1998
 

Albert Watson Photographer - His Lavazza Calendars: 1997 and 2012
Albert Watson Fotógrafo dos calendários: 1997 e 2012

Nascido em Edinburgh, na Escócia, estudou Design Gráfico na Duncan of Jordanstone College of Art and Design, em Dundee, depois Cinema e Televisão na Royal College of Art, em Londres. Em 1970, mudou-se para os Estados Unidos junto com sua esposa, Elizabeth. Seu estilo distinto foi notado por revistas de moda norte-americanas e europeias. Em 1975 Albert Watson venceu um prêmio Grammy, e em 1976 fez seu primeiro trabalho profissional para a Vogue. Publicou diversos livros e organizou várias exposições solo em muitos museus e galerias.

Watson também criou campanhas publicitárias de sucesso e dirigiu muitos comerciais televisivos. O Photo District News indicou Watson como um dos 20 fotógrafos mais influentes de todos os tempos. Venceu um Lucie Award, três Andys, a Centenary Medal, prêmio da Royal Photographic Society, e um Grammy Award (pela capa do álbum Mason Proffit).


 

Calendários:
- The Lavazzers 2012
- Le due anime del caffè 1997
 

Ferdinando Scianna Photographer - His Lavazza Calendar: 1996
Ferdinando Scianna Fotógrafo do calendário: 1996

Nascido na Sicília em 1943. Em 1963 conheceu Leonardo Sciascia, com quem publicou diversos livros. Mudou-se para Milão em 1967, onde começou a trabalhar para o semanário L’Europeo como jornalista fotográfico e correspondente especial. Foi a Paris, onde trabalhou por 10 anos como correspondente, escrevendo sobre política, fotografia e literatura para revistas de prestígio no cenário cultural de Paris.

Em 1982, juntou-se à prestigiada agência Magnum, graças ao mestre da fotografia, Henri Cartier-Bresson. Publicou muitos livros. Hoje, divide-se entre reportagens, trabalhos de moda, publicidade, colaborações com escritores e retratos, e atingiu aclamação internacional, trabalhando ainda como jornalista.



Calendário:
- Calendário 1996
 

Helmut Newton Photographer - His Lavazza Calendars: 1993 and 1994
Helmut Newton Fotógrafo dos calendários: 1993 e 1994

Nascido em Berlim em 1920, filho de um criador de gados judeu e uma mãe norte-americana. Interessou-se pela fotografia desde cedo, e em 1938 mudou-se para Cingapura para trabalhar como fotojornalista. No final da Segunda Guerra Mundial, abriu um estúdio fotográfico em Melbourne e começou a trabalhar como fotógrafo freelance em colaboração com várias revistas, dentre elas a Playboy. No início dos anos 1960, iniciou sua carreira de fotógrafo de moda profissional. Suas fotos, caracterizadas por um erotismo sofisticado e revelando uma técnica fotográfica esplêndida, revolucionaram a fotografia de moda. Faleceu em Los Angeles em 2004, em um acidente de carro.

 

Calendários:
- Calendário 1994

- Calendário 1993