• Imprimir
  • Marcar

O primeiro Calendário Lavazza foi publicado em 1993 e fotografado por Helmut Newton. Esse foi o início de uma empolgante jornada, baseada no relacionamento especial entre a fotografia e o café Lavazza. Ambos são frutos de nosso tempo, geradores de energia e sedutores: embora rapidamente consumidos, o prazer que oferecem continua em um delicioso gostinho prolongado.

O calendário rapidamente se torna um disputado e precioso item de colecionador, um dos principais fatores nas comunicações internacionais da Lavazza, com os melhores fotógrafos alternando-se por trás da câmera.

Calendário Lavazza 2016, de Joey L. From Father to Son Calendário Lavazza 2016, de Joey L.

 

 

A Lavazza e a Slow Food apresentam “From Father to Son”, o novo Calendário 2016 realizado pelo jovem fotógrafo canadense Joey L.

Os protagonistas das suas imagens são os #Earthdefenders: heróis modernos da terra que, graças aos ensinamentos dos pais, defendem a biodiversidade e atuam como promotores de um desenvolvimento sustentável. A reportagem fotográfica realizada na América Central e do Sul representa a evolução natural do Calendário Lavazza 2015 e servirá para apoiar a iniciativa de Slow Food Terra Madre Giovani - We Feed the Planet.

 

The Earth Defenders THE EARTH DEFENDERS Calendário Lavazza 2015, de Steve McCurry




O calendário Lavazza 2015, de Steve McCurry, produzido com o Slow Food, é uma jornada fotográfica que reconta histórias heroicas dos “defensores da Terra” (Earth Defenders): homens e mulheres que, com coragem, orgulho e dedicação estão defendendo seus projetos na África. A Lavazza e o Slow Food, assim, apoiam tradições gastronômicas e promovem todos os “defensores da Terra”, portadores de esperança para comunidades locais e embaixadores de um desenvolvimento possível e de um futuro melhor.
Em suas doze fotos, McCurry conseguiu imortalizar a alma, a força e a humanidade dos “defensores da Terra”. Pela primeira vez, o calendário Lavazza 2015 estará à venda como edição limitada para apoiar o projeto “10 Mil hortas na África”.

Inspiring Chefs Inspiring Chefs 2014 - Martin Schoeller




Uma incrível alquimia de fotografias e histórias, com qualidade quase que cinematográfica, em uma sequência natural perfeita que versa sobre a inspiração. E café. O famoso fotógrafo retratista Schoeller coloca em destaque os chefs que fazem da inspiração um mantra em suas cozinhas.

O fotógrafo: Martin Schoeller.

Nascido em Munique, na Alemanha, em 1968, foi profundamente influenciado pelos retratos feitos por August Sander da classe trabalhadora, bem como pelo trabalho de Bernd e Hilla Becher. Trabalhou como assistente de Annie Leibovitz de 1993 a 1996.

1/365 Lavazza 2013 Social Calendar 1/365 Lavazza 2013 Social Calendar




1/365 - O Lavazza 2013 Social Calendar é o calendário de 2013 da Lavazza: não é um calendário tradicional, mas uma videoinstalação que conta a história de um ano em um dia por meio de 12 temas. Trabalho feito por fotografias e vídeos selecionados inseridos pelos usuários, criando o primeiro calendário digital “vivo” da Lavazza.

 

 

O artista: Marco Brambilla

Com experiência no cinema e na ficção científica, Marco Brambilla é um artista emergente em videoinstalação, aclamado no Museu de Arte Moderna de San Franciso e no Sundance Film Festival.

THE LAVAZZERS THE LAVAZZERS 2012 – 12 Special Photographers

 

 

The Lavazzers é o nome da vigésima edição do Calendário Lavazza, que em comemoração a importante evento reúne 12 mestres da fotografia que ajudaram a torná-lo esse sucesso com o passar dos anos: Erwin Olaf, Thierry Le Gouès, Miles Aldridge, Marino Parisotto, Eugenio Recuenco, Elliott Erwitt, Finlay MacKay, Mark Seliger, Annie Leibovitz, Albert Watson, David LaChapelle, Ellen von Unwerth.

Os fotógrafos entraram na brincadeira com entusiasmo, celebrando as relações mais especiais com o café Lavazza por meio de auto-retratos. Conduzidos pela agência Armando Testa, que também trabalhou no calendário desse ano, os 12 fotógrafos interpretaram a si mesmos por meio de fotos inovadoras, incomuns e altamente imaginativas.





Descubra mais sobre os fotógrafos:

Erwin Olaf 
Thierry Le Gouès
Miles Aldridge
Marino Parisotto
Eugenio Recuenco
Elliott Erwitt
Finlay MacKay
Mark Seliger
Annie Leibovitz
Albert Watson
David LaChapelle
Ellen von Unwerth

FALLING IN LOVE IN ITALY FALLING IN LOVE IN ITALY 2011 – Mark Seliger




A Itália é o lugar onde as pessoas se apaixonam: e qualquer um que tenha estado ali ao menos uma vez sabe disso. Deve haver algo no ar, ou talvez na beleza das paisagens, no clima ameno, no charme da arquitetura local que sugere o mais nobre dos sentimentos: na Itália, a paixão encontra-se em seu estado mais puro. E esse é o tema do Calendário Lavazza 2011: uma jornada leve, mas intensa, pelas fotografias, recontada em um tom espirituoso e surreal pelo fotógrafo americano Mark Seliger.

Fotógrafo: Mark Seliger
Nascido no Texas em 1959.
Seu primeiro compromisso como fotógrafo profissional foi na Rolling Stone. Em 10 anos, fotografou mais de 125 capas e dirigiu inúmeros videoclipes.




Modelos:
Olivia Wilde, Tao Ruspoli, Bill Gentle, Monica Castillo, Enrique Palacios, Noot Seear, Cedric Bihr, Liliana Dominguez, Alessandro Giallocosta, Violet Budd, Jeisa Chiminazzo, Ivan Olita


Locais:
Capri - Itália, Nápoles - Itália, Verona - Itália, Toscana - Itália, Veneza - Itália, Florença - Itália

THE ITALIAN ESPRESSO EXPERIENCE – Allegro con Brio THE ITALIAN ESPRESSO EXPERIENCE 2010 – Miles Aldridge

 

 

A estrela do Calendário Lavazza 2010, The Italian Espresso Experience, é a música italiana, embaixadora mundial do talento, do espírito positivo e do estilo de vida. O surpreendente e otimista calendário foi produzido pelo influente fotógrafo britânico Miles Aldridge, que tirou 7 fotos memoráveis.


Fotógrafo: Miles Aldridge
Adora cores que não existem na natureza— amarelo fluorescente, cor-de-rosa chiclete e verde brilhante imitando grama — e a dialética dos opostos. Não é coincidência que este estilo é chamado de Futuretrò: uma mistura do vintage e do futurista, iluminados por uma paleta eletrizante. Saiba mais



Modelos:
Bianca Balti, Georgia Frost, Lydia Hearst, Daisy Lowe, Alexandra Tomlinson, Alek Alexeyeva

Locais:
Roma - Itália

THE ITALIAN ESPRESSO EXPERIENCE THE ITALIAN ESPRESSO EXPERIENCE 2009 – Annie Leibovitz

 

 

Para o Calendário Lavazza 2009, Annie Leibovitz interpreta o estilo italiano com sete imagens. Esta jornada espetacular é um tributo ao Bel Paese, celebrando a moda, a arte, a culinária, a sedução, o cinema e a história. Naturalmente, esse itinerário é guiado por uma xícara de espresso Lavazza, emblema icônico do estilo de vida italiano em todo o mundo.

Fotógrafa: Annie Leibovitz

Ela é a fotógrafa mais famosa e celebrada em vida: nomeada Living Legend pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos. Devido à sua contribuição à fotografia, recebeu inúmeros prêmios de prestígio em todo o mundo. Saiba mais




 

Modelos:
Eva Riccobono, Gilda Sansone, Brooke and Alison Kowalski, Kate Ballo, Elettra Wiedemann, Marco De Conciliis, Alessia Piovan

Locais:
Roma - Itália

THE MOST MAJESTIC ESPRESSO EXPERIENCE THE MOST MAJESTIC ESPRESSO EXPERIENCE 2008 – Finlay MacKay

 

 

Por olhares sedutores e cenários suntuosos, as rainhas do Calendário Lavazza 2008 nos convidam às suas cortes para um experiência verdadeiramente majestosa. Cada respeitável rainha possui seu rei e, naturalmente, o rei do calendário é o espresso Lavazza, o café que reina soberano em cada imagem.


Fotógrafo: Finlay MacKay
Nascino na Escócia em 1973. Depois dos estudos, mudou-se para Londres, onde trabalhou como assistente de fotógrafos, incluindo Elaine Constantine, com quem trabalhou integralmente de 1999 a 2002. Sua primeiras fotografias revelaram um estilo altamente original e inovador inspirado na arte de rua e nos quadrinhos, além das escolas inglesas mais clássicas de pintura. Saiba mais



 

Modelos:
Sofie Nielander, Maria Dvirnik, Xiuli Gao, Anna Sjoberg, Cicely Telman, Awoi Mac Bullen Geu

Locais:
Milão - Itália



 

 

THE MOST INCREDIBLE ESPRESSO EXPERIENCE THE MOST INCREDIBLE ESPRESSO EXPERIENCE 2007 – Eugenio Recuenco

 

 

Ambientado em uma cidade sem leis, no estilo dos quadrinhos americanos dos anos 40, Eugenio Recuenco fotografa super-heroínas sensuais, que se tornam infalíveis com o espresso Lavazza. O uso magistral de luz e cor torna cada foto do Calendário Lavazza 2007 sugestiva, com um aroma de café.


Fotógrafo: Eugenio Recuenco
Considerado um dos fotógrafos contemporâneos mais criativos da Espanha, é famoso mundialmente por seus trabalhos nos campos editoriais e publicitários. Seu estilo altamente pessoal tem sido definido como “cinematográfico” e “pitoresco”. Saiba mais



 

Modelos:
Missy X, Kristina D, May Andersen

Locais:
Madri - Espanha



 



 

 

THE FIRTS CLASS ESPRESSO EXPERIENCE THE FIRST CLASS ESPRESSO EXPERIENCE 2006 – Ellen von Unwerth

 

 

Mulheres, viagens, sonhos. Depois do Calendário Lavazza 1995, Ellen von Unwerth também assinou o Calendário Lavazza 2006, dedicado ao luxo e às viagens de avião como costumavam ser, quando os céus eram restritos a alguns seletos, e a imaginação era repleta de paraísos exóticos, coquetéis e cafés, sorrisos e expectativas.

Fotógrafa: Ellen von Unwerth
Irônicas e provocantes, embora sempre elegantes e sensuais, suas fotografias apareceram nas principais revistas de moda do mundo. Além da fotografia, von Unwerth também dirige curtas-metragens e videoclipes. Saiba mais

 
 

 

 

Modelos:
Julia, Marguarita, Kemp, Melissa, Eva J, Gia, Rila

Locais:
Paris - França

ESPRESS YOURSELF ESPRESS YOURSELF 2005 – Erwin Olaf

 

 

 

 

Para o Calendário de 2005, a Lavazza voltou-se para as lentes de Erwin Olaf. O fotógrafo holandês cria um mundo onírico inspirado no circo, girando em torno de tons vermelho e branco, e contando de forma divertida e surreal a relação entre homens e mulheres.

Fotógrafo: Erwin Olaf
Nascido na Holanda em 1959. Seu modo de retratar a vida real é sempre irônico e inconformista. Sua fotografias são ricas em humor, forçando os espectadores a considerarem as limitações da ideia de beleza imposta pelo mundo da moda e da publicidade. Saiba mais


Modelos:
Sanne, Esmee, Bettina, Carmen, Renée, Anne-Marie, Corazon, Kat, Babs, Annie, Clara, Brandise

Locais:
Amsterdã - Holanda

 

MISSION TO ESPRESSO MISSION TO ESPRESSO 2004 – Thierry Le Gouès



 

Com o calendário de 2004, as xícaras de espresso são lançadas em órbita, e Le Gouès — o fotógrafo selecionado para esta edição — recria um mundo feito de café e açúcar, livremente inspirado em Barbarella, na imaginação do pop e da ficção científica dos anos 60 e 70. A viagem intergaláctica nos leva a descobrir o espaço físico e mental que faz fronteira com a fantasia.


Fotógrafo: Thierry Le Gouès
Mais conhecido como fotógrafo de moda e autor de diversas campanhas publicitárias, destacando-se por dois grandes trabalhos: "Soul”, inspirado na África Negra, onde nus femininos são esculpidos com marfim e luz, e "Popular", no qual o público recebe uma nova visão de Cuba. Atualmente divide seu tempo entre Paris e Nova York. Saiba mais



Modelo:
Ingrid Parewijck


Locais:
Paris - França


 

 

ESPRESSO AND GLAMOUR ESPRESSO AND GLAMOUR 2003 – Jean-Baptiste Mondino



 

O Calendário Lavazza 2003 foi fotografado por Jean-Baptiste Mondino. Os conceitos são a italianidade e o cosmopolitismo, perfeitamente combinados na imagem de “crista”, transmitindo toda a vitalidade, a ironia, mas, acima de tudo, todo o glamour da marca.


Fotógrafo: Jean-Baptiste Mondino
Sua fotos já figuraram em várias revistas, incluindo Vogue, Numero, The Face, Arena, Vanity Fair e Interview. Fotografou muitas celebridades famosas do mundo da música, do cinema e da moda. Saiba mais






Modelos:
Hanna Huber, Ralph Jacobs, Micaya , Yasmine


Locais:
Paris - França

ESPRESSO AND FUN ESPRESSO AND FUN 2002 – David LaChapelle

 



Em 2002, o Calendário Lavazza é apresentado em cores pela primeira vez desde sua criação. Essa mudança radical traz a assinatura de um fotógrafo internacionalmente famoso também conhecido como "rei da pop art fotográfica contemporânea": David LaChapelle.


Fotógrafo: David LaChapelle
Seu estilo exuberante, original e energético torna seu trabalho instantaneamente reconhecível. Seu estilo é surreal, mas irônico, e suas cores brilhantes, intensas e vibrantes resultam em imagens descritas como barrocas e excessivas, por isso muitas pessoas o consideram o Fellini da fotografia. Saiba mais





Modelos:
Nicole Laliberte, Margareth Lahoussaye-Duvigny, Ehrinn Cimmings, Angela Little, Chris Cormier

Locais:
Malibu - EUA

FRIENDS&MORE FRIENDS&MORE 2001 – Martine Franck e Richard Kalvar

 



Para o calendário de 2001, histórias de vida e amizade giram em torno de uma xícara de café espresso através das introspectivas lentes de dois grandes repórteres fotográficos da Magnum Photos: Martine Franck e Richard Kalvar.


Fotógrafos: Martine Franck e Richard Kalvar
Nascida na Bélgica em 1938, Martine Franck começou a trabalhar como freelance em 1965, produzindo retratos de artistas e escritores, e lidando principalmente com reportagens de interesse humano. Richard Kalvar nasceu em Nova York, em 1944. Após uma longa viagem pela Europa, iniciou a carreira de fotógrafo, especializando-se em cenas urbanas da vida cotidiana. Saiba mais




Locais:
Paris - França

 

 

FAMILIES – RITRATTI INTORNO AL CAFFÈ FAMILIES – RITRATTI INTORNO AL CAFFÈ 2000 – Elliott Erwitt



Com o novo milênio, o calendário propõe uma representação original de imagens explorando o tema das famílias europeias, assinado pelo estilo atemporal de Elliott Erwitt. Naturalmente, tudo orbita em torno do café, a bebida que, em suas diferentes formas e ritos, marca as horas do dia de todas as pessoas.

Fotógrafo: Elliott Erwitt
Nasceu em Paris, em 1928, filho de pais russos. Em 1939 mudou-se para os Estados Unidos, onde estudou fotografia e cinema. Em 1950, Erwitt começou a trabalhar como fotógrafo freelance profissional, produzindo trabalhos para a imprensa e para o mundo da publicidade antes de juntar-se à Magnum Photos. Nos anos 1970 também começou a filmar anúncios e documentários.





Modelos:
70 pessoas retratadas
 

Locais:
Milão - Itália
Portugal

 

THE SENSUAL WORLD OF COFFEE A SENSUALIDADE DO CAFÉ 1999 – Magnum Photos




Com o novo milênio, o calendário propõe uma representação original de imagens explorando o tema das famílias europeias, assinado pelo estilo atemporal de Elliott Erwitt. Naturalmente, tudo orbita em torno do café, a bebida que, em suas diferentes formas e ritos, marca as horas do dia de todas as pessoas.


Fotógrafo: Elliott Erwitt
Nascido em Paris, em 1928, filho de pais russos. Em 1939 mudou-se para os Estados Unidos, onde estudou fotografia e cinema. Em 1950, Erwitt começou a trabalhar como fotógrafo freelance profissional, produzindo trabalhos para a imprensa e para o mundo da publicidade antes de juntar-se à Magnum Photos. Nos anos 1970, também começou a filmar anúncios e documentários.





Locais:

Cadaqués - Espanha
Addis Abeba - Etiópia
Colômbia
Delhi - Índia
Connecticut - EUA
Paris - França
Tóquio - Japão
Moscou - Rússia
Veneza - Itália
Istambul - Turquia
Bali - Indonésia
San Francisco - EUA

 

ELISIR D’AMORE ELISIR D’AMORE 1998 – Marino Parisotto

 

 

 

Para o Calendário número 6, o fotógrafo Marino Parisotto escolheu o título da famosa ópera de Donizetti para aludir às muitas personalidades do café: paixão, romantismo, drama e poesia. Os personagens sublinhavam a "masculinidade" da bebida com a presença de figuras masculinas icônicas e estatuárias.


Fotógrafo: Marino Parisotto
Começou como fotógrafo de moda. Suas campanhas publicitárias, com alto impacto característico, também são românticas e visionárias, tendendo a revelar a beleza em todas as suas formas.

 

 



Modelos:
Scott Benoit, Mandala Tayde, Leticia Herrera

Locais:
Palermo - Itália

THE TWO SOULS OF COFFEE AS DUAS ALMAS DO CAFÉ 1997 – Albert Watson




Em 1997, o calendário foi confiado à câmera de Albert Watson, que decide representar “as duas almas do café” por meio de imagens. O café combina doçura, calor, conforto e serenidade com força, vigor e estímulo. O fotógrafo captura o espírito do café, confiando sua representação ao significado duplo da mulher que é angelical, em alguns casos, e diabólica, em outros.


Fotógrafo: Albert Watson
Sua vasta produção, com diferentes estilos e técnicas, inclui retratos, reportagens de moda, paisagens e fotos do dia cotidiano. Também filmou centenas de comerciais de TV e videoclipe. Saiba mais

 

 

Modelos:
Alek Wek, Nicole Maddox, Carmen Hawk

Locais:
Nova York - EUA

1996 CALENDAR CALENDÁRIO 1996 Ferdinando Scianna




O calendário teve um estilo caloroso e mediterrânico em 1996, graças à atmosfera criada pela fotos de Ferdinando Scianna, que ambientou o café em cenários clássicos italianos de luz suave e difusa, misturando os prazeres sensuais do café com os tons quentes do sul. A testemunha excepcional e intérprete perfeita dessas atmosferas é Maria Grazia Cucinotta..


Fotógrafo: Ferdinando Scianna
Nascido na Sicília em 1943. Alternou entre reportagens, trabalhos de moda, publicidade e retratos, e finalmente atingiu sua aclamação internacional, continuando a trabalhar como jornalista. Saiba mais




Modelos:
Maria Grazia Cucinotta, Federica Ripamonti, Gianluca Cerruti

Locais:
Fasano - Itália
Martinafranca di Puglia- Itália

1995 CALENDAR CALENDÁRIO 1995 Ellen von Unwerth




Para o Calendário Lavazza 1995, a Lavazza recorreu a uma fotógrafa alemã, Ellen von Unwerth, ex-modelo e pupila de Helmut Newton. Seu erotismo é interpretado com ironia e glamour, brincando com a sedução do café. Von Unwerth também fotografou para o Calendário Lavazza 2006.

Fotógrafa: Ellen von Unwerth
Irônicas e provocantes, embora sempre elegantes e sensuais, suas fotografias já apareceram nas principais revistas de moda do mundo. Além da fotografia, von Unwerth também dirige curtas-metragens e videoclipes. Saiba mais

 

 

 

 

Modelos:
Carla Bruni, Amber Smith

Locais:
Paris - França

1994 CALENDAR CALENDÁRIO 1994 Helmut Newton

 

 

 

 

Por dois anos seguidos — 1993 e 1994 — a Lavazza escolheu o mestre da fotografia Helmut Newton. Seu estilo era perfeito para transmitir a paixão pelo café. As fotografias de Newton, feitas em Paris e Monte Carlo, tiveram um impacto poderoso, transmitindo paixão, erotismo e vitalidade.

Fotógrafo: Helmut Newton
Nascido em Berlim em 1920, nos anos 60 iniciou a carreira como fotógrafo profissional de moda. Suas fotos, caracterizadas por um erotismo sofisticado e revelando uma técnica fotográfica esplêndida, revolucionaram a fotografia de moda.

Modelos:
Verina Nadia, Aldrige Padma

Locais:
Monte Carlo - Mônaco

1993 CALENDAR CALENDÁRIO 1993 Helmut Newton




Por dois anos seguidos — 1993 e 1994 — a Lavazza escolheu o mestre da fotografia Helmut Newton. Seu estilo era perfeito para transmitir a paixão pelo café. As fotografias de Newton, feitas em Paris e Monte Carlo, tiveram um impacto poderoso, transmitindo paixão, erotismo e vitalidade.


O fotógrafo: Helmut Newton
Nascido em Berlim em 1920, nos anos 60 iniciou a carreira como fotógrafo profissional de moda. Suas fotos, caracterizadas por um erotismo sofisticado e revelando uma técnica fotográfica esplêndida, revolucionaram a fotografia de moda. Saiba mais






Modelos:
Simonetta Gianfelici, Barbara Borghesi

Locais:
Paris - França