• Imprimir
  • Marcar

More info

Partners for Sustainability – Juntos por um futuro sustentável” é o título da convenção organizada pela Lavazza e ocorrida no dia de 26 de outubro de 2012, na“Sala Blu” do centro de exposições Lingotto. Foi a oportunidade de trazer todos os envolvidos no projeto ¡Tierra!  e discutir o significado da sustentabilidade e como implementá-la com eficácia.

A reunião, moderada pelo repórter Oliviero Bergamini, teve a participação de Giuseppe Lavazza, Vice-Presidente do Grupo Lavazza, Carlo Petrini, Fundador e Presidente do Slow Food, Daniel Katz e Ana Paula Tavares, representantes da Rainforest Alliance, ONG norte-americana que agora comemora seus 25 anos, e com a qual a Lavazza tem colaborado há uma década, desde o lançamento do projeto ¡Tierra!.

"O crescimento precisa ser durável para apoiar as futuras gerações". Carlo Petrini tem a firme convicção de que as empresas que realmente acreditam na sustentabilidade e seguem seus valores, como no caso da Lavazza e do projeto ¡Tierra!, só podem ter um impacto positivo, tanto em termos econômicos quanto em termos de perfil.

O

¡Tierra!, nesse sentido, tornou-se um modelo replicável, e é agora um exemplo real de desenvolvimento sustentável. O termo que mais surgiu na discussão foi "aliança", no sentido de uma relação vantajosa e uma união entre as pessoas que compartilham os mesmo objetivos e ações.

Um exemplo disso é o modelo buscado pela Rainforest Alliance, que em 1987 iniciou um diálogo com empresas e multinacionais, usando a comunicação para obter resultados reais.

A validade de sua abordagem é sustentada pela estatística, como relembrado por Daniel Katz e Ana Paula Tavares, embaixadores internacionais da Rainforest. "Construir pontes para construir soluções" foi o tema principal de seu discurso, que destacou como — em conjunto com várias empresas esclarecidas, incluindo o gigante do café de Turim — ainda existem "dinossauros corporativos", que não conseguem ver como as alianças entre empresas, organizações e cidadãos comuns são a chave para a criação de um planeta saudável para as futuras gerações.

Giuseppe Lavazza relembrou os estágios da história da Lavazza, até a criação da Fundação Giuseppe e Pericle Lavazza e do projeto ¡Tierra!, destacando como a empresa tem mostrado respeito pelas pessoas e pelo ambiente desde sua formação.

Ao fazer com que as comunidades dos seis países envolvidos no projeto ¡Tierra! se tornassem auto-suficientes, fez do "respeito" a palavra-chave de seu sucesso.

A convenção também foi uma oportunidade de retraçar os passos da mais nova iniciativa do  ¡Tierra! na Tanzânia, onde, paralelamente ao treinamento regular oferecido aos cafeicultores e à implementação de esquemas pilotos para melhorar o cultivo do café, em julho de 2012 houve a inauguração da MaseRing Nursery school em colaboração com a Kirua Children Association. Como nos projetos anteriores, a construção da escola e as iniciativas organizadas na Tanzânia foram beneficiadas por um extraordinário biógrafo – o fotógrafo Steve McCurry, que tirou as fotos do país africano exibidas em pré-estreias durante o Salone.