• Imprimir
  • Marcar

More info

Participe do 1/365 no site oficial calendar2013.lavazza.comou na página do Facebook: Espress Yourself.

Ponto de virada para o Calendário Lavazza, que continua no caminho de grandes autores contemporâneos com uma rota artística incomum e um projeto social inovador que acaba com papéis e distâncias entre artista e espectadores. Uma instalação de vídeo de dois minutos para descrever um ano em um dia, usando 12 temas.

Por ocasião da inauguração da Turin Social Media Week, a Lavazza apresenta o projeto 1/365, the 2013 Social Calendar. O projeto, com direção criativa de Michele Mariani e Marco Faccio, é assinado pela Armando Testa Agency, que sempre acompanha a Lavazza no estudo e desenvolvimento de seus Calendários.

Os entusiastas do Calendário Lavazza ficarão surpresos com a nova edição do Calendário, com uma gênese temporal que inicia hoje e será apresentada em 1 de janeiro de 2013. Um projeto original devido à sua redefinição e delimitação do tempo - inovador a começar pela escolha de Marco Brambilla, artista digital ítalo-canadense mundialmente famoso (conhecido por seus vídeos selecionados para o Festival de Cinema de Veneza em 2011 e para o Festival de Cinema de Sundance de 2012) e social, visto que pela primeira vez, a Internet terá a chance de se tornar sua protagonista.

Embora permaneça no caminho trilhado por Art Calendars anteriores, assinados por mestres da fotografia, como Newton, Leibowitz, LaChapelle e muitos outros, a Lavazza inaugura algo novo na arte e na criatividade digital internacional com o nome de 1/365, the 2013 Social Calendar. Esta nova edição marcará um ponto de virada nos Calendários da empresa de Turim, uma evolução maior do almanaque que destrói papéis e distâncias entre o artista e o espectados, e continua na trilha da experimentação em novas artes, paixão e filosofia.

Assim, não mais no papel, mas transformado em uma colagem de vídeo e – pela primeira vez – em um trabalho colaborativo de grande fôlego, graças às imagens e vídeos enviados pela Internet por centenas de entusiastas da fotografia e e às novas artes digitais que o artista – e, nesse caso, também o diretor – irão usar para criar o trabalho final, integrando os trabalhos escolhidos com o vídeo. O 1/365 ficará online em janeiro de 2013 no site calendar2013.lavazza.com

A maneira de apreciar o 1/365 é outra novidade: a partir de janeiro, será possível fazer download do trabalho final, e os usuários podem personalizá-lo com seus próprios conteúdos multimídia para criar sua própria versão, única e exclusiva, do Calendário. Será possível falar sobre 365 dias no espaço de um dia? E articular as estações em porções de horas, depois condensar tudo em apenas alguns minutos? Para Marco Brambilla, esse é um desafio estimulante. O artista, autor de vídeos que narram a história da humanidade em poucos minutos, dividiu o calendário de dias em 12 partes, onde cada seção corresponde a um mês do ano e, idealmente, cada mês corresponde a um período tempo de 2 horas do dia. O resultado será uma instalação de vídeo de cerca de dois minutos que conta a história de um dia expandido em um ano, onde por meio do ritmo de imagens emocionantes com forte impacto, as cores usadas, os sons (ou os silêncios) levarão o espectador ao espaço mental geralmente associado com a hora correspondente do dia. Como sempre, o centro emocional do dia ideal é o café: companhia de nossas experiências diárias, marca o tempo em rituais sociais precisos ou privados.

A arte digital - afirma Francesca Lavazza (Diretora de Imagem Corporativa) – atualmente é uma forma de linguagem concreta com características especiais que sempre representam de modo distinto, e é capaz de se transformar em uma pluralidade de diversas linguagens e se adaptar a elas”. Ela continua: “Exatamente no momento em que nosso Calendário comemora seu vigésimo aniversário, queremos explorar soluções criativas que abrem o horizonte a cenários artísticos diferentes e originais, que suscitem novas emoções e criem outros ‘universos’. Nossa empresa – conclui Francesca Lavazza – sempre esteve na vanguarda, em perfeita harmonia com o tempo e é precursora de novas propostas artísticas. Hoje, buscamos uma fruição diferente de arte por meio de cada vez mais canais sociais, e a Lavazza mais uma vez é uma intérprete do tempo”.

Depois de 20 anos de fotografia artística, culminando, no ano passado, com o The Lavazzers Calendar, a Lavazza deseja expandir seu conceito de fotografia com novas experimentações: um projeto único e inovador que pode ser visto ao vivo na Internet a partir de 1º de janeiro de 2013.