• Imprimir
  • Marcar

DO PASSADO AO PRESENTE

Ano após ano: o talento Lavazza para publicidade

A Lavazza sempre voltou seu foco às comunicações inovadoras.

As campanhas promovidas pela empresa em seus primeiros anos foram pioneiras na Itália daquela época. Isso foi resultado do encontro de Emilio Lavazza com Armando Testa, um dos pioneiros da publicidade italiana.

Iniciada em 1958 com a campanha Paulista, essa colaboração manteve-se desde o milênio passado até este novo milênio, abrangendo todos os estilos e tendências artísticas possíveis, e continua evoluindo junto a linhas tradicionais com a campanha Paradiso TV, exibida ainda hoje na televisão italiana.

A evolução da comunicação da Lavazza também foi marcada pela atenção à internacionalização, com a entrada da empresa no mercado global. Esses foram os anos em que a comunicação evoluiu e passou a abranger outras áreas de grande tradição, como o campo dos esportes.

Na verdade, a Lavazza é a única marca do setor de alimentos e bebidas que pode se orgulhar de ter patrocinado com exclusividade todos os quatro torneios do Grand Slam, uma iniciativa que atingiu seu ápice quando Andre Agassi voltou às quadras como Lavazza Ambassador dos torneios do Grand Slam.

E falando em inovação, em virtude de sua parceria com a Fundação Solomon R. Guggenheim em Nova York e a Coleção Peggy Guggenheim em Veneza, a Lavazza é hoje uma das marcas italianas envolvidas com uma das formas mais importantes de comunicação e expressão: a arte.

Tradição, comunicação e inovação. Esses são os três pilares que permitiram que a Lavazza também deixasse sua marca no campo das artes, cultura e criatividade. Um compromisso de longo prazo desenvolvido graças ao seu famoso Calendário, produzido todos os anos em colaboração com os maiores fotógrafos internacionais, e às recentes parcerias com os museus mais importantes do mundo.

Quando o café é uma rede social real 2017 Quando o café é uma rede social real

 

No ano de 2017, a Lavazza continua se movimentando rumo à internacionalização, também nas comunicações. O novo comercial “Born Social” deseja celebrar globalmente a bebida que representa melhor a Itália e a italianidade.

Na verdade, a campanha fornece uma ilustração perfeita da natureza social da Lavazza e a importância da qualidade excelente do café italiano no dia-a-dia, em todo o mundo.

Como disse Luigi Lavazza, “o café não é apenas algo para se beber, não é apenas um café, é uma forma de nos reunir”. E é por isso que o comercial “Born Social” fala sobre a natureza universal do café italiano, que se torna um “conector de pessoas”, e a importância de socialização como um valor italiano reconhecido no mundo todo.

Calendário Lavazza 2017 – WE ARE WHAT WE LIVE 2016-2017 Calendário Lavazza 2017 – WE ARE WHAT WE LIVE

 

Os retratos se tornam a paisagem e a paisagem se torna retrato. “We Are What We Live” é a última viagem da trilogia dos “The Earth Defenders”, concebida pela Lavazza em colaboração com a Slow Food.

O cenário deste ano é a Ásia. Pelas lentes do fotógrafo Denis Rouvre, ilustra-se o profundo relacionamento entre a terra e as pessoas que nela vivem: o amor por cada cafeeiro, a luta contra o clima hostil, o desejo de aprender técnicas novas, o respeito pelas tradições e pelas

 

I’M BACK: Andre Agassi volta às quadras com a Lavazza 2016 I’M BACK: Andre Agassi volta às quadras com a Lavazza

 

Trinta de agosto de 2016: uma data a ser lembrada por muito tempo, um dia importante para o mundo do tênis. Com efeito, a campanha “I’m Back" marca o retorno oficial de Andre Agassi ao U.S. Open, em caráter beneficente. Junto da Lavazza, o jogador torna-se também um parceiro do Grand Slam.

Uma campanha inovadora que coloca cerca de 150 clones de Agassi ao estilo dos anos oitenta nas ruas de Nova York, ajudando a criar um burburinho de ansiedade pela aparição do jogador na noite do torneio.

Uma experiência completa e única. Bem como a flash mob ambulante de 150 Agassis, o vídeo da campanha “I’m Back” foi ao ar e uma plataforma online foi montada para dar as notícias sobre o grande retorno do jogador e a presença da Lavazza em todos os quatro grandes torneios do Grand Slam.

 

A Lavazza fecha o círculo do café 2015-2016 A Lavazza fecha o círculo do café

 

A jornada percorrida pela Lavazza na área da sustentabilidade atinge uma etapa fundamental com a cápsula compostável.

A equipe de especialistas Lavazza-Novamont dirigiu seus esforços à criação de algo que ainda não existia, um produto que pode fazer uma diferença para o planeta. E é por mérito do trabalho da equipe que todas as vezes que tomamos uma xícara de café também podemos ajudar o planeta.

Na verdade, a nova cápsula compostável é prova de que a Lavazza apoia ativamente a cultura do desperdício zero, educando as pessoas a emularem ciclos naturais, nos quais o desperdício não existe, e tudo se transforma em um futuro sem fim.

 

 

Game, set, match. A Lavazza conquista o Grand Slam 2015-2016 Game, set, match. A Lavazza conquista o Grand Slam

 

Uma partida iniciada em 2011, ano da primeira parceria oficial da Lavazza com o torneio de Wimbledon. Roland Garros e o U.S. Open foram adicionados em 2015. E em 2016 a Lavazza finalmente conquistou o Aberto da Austrália e teve a oportunidade de receber o título de única marca do setor de alimentos e bebidas no mundo a patrocinar todos os quatro torneios do Grand Slam.

Um jornada de cinco anos durante os quais a pausa para o café ficou no topo em meio às quadras de grama de Wimbledon, a terra do chá, e tornou-se um ritual graças à excelência do produto e ao serviço impecável – um momento de socialização no mesmo nível dos tradicionais morangos com champanhe.

Em pouco tempo, a pausa para o café tornou-se característica de outros importantes torneios de tênis internacionais, que podem ser considerados como verdadeiros "eventos sociais”, eventos esses que são aguardados, seguidos e comentados no ritmo das jogadas vencedoras que acontecem dentro das quadras.

 

 

O café se torna arte: a parceria da Lavazza com o Museu Guggenheim 2015-2016 O café se torna arte: a parceria da Lavazza com o Museu Guggenheim

 

A combinação de arte e café sempre foi um dos alicerces do mundo Lavazza, a começar por seus famosos Calendários. A jornada no mundo da cultura está completando uma etapa importante em um ano que se consolida como crucial para a empresa. Na verdade, o tríptico de exibições dedicadas ao Futurismo Italiano, Alberto Burri e um dos expoentes fundadores do Bauhaus, László Moholy-Nagy, serviu para consolidar o papel da Lavazza na Fundação Solomon Guggenheim e no Museu Guggenheim em Nova York.

A Lavazza é o Café Oficial do Pavilhão Italiano 2015 A Lavazza é o Café Oficial do Pavilhão Italiano

 

“Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”. Este é o conceito que sustenta um dos mais importantes eventos do ano: a Exposição Universal 2015 em Milão. Um evento que combina não apenas a cultura gastronômica italiana e a mundial, mas no qual também figuram os princípios que sustentam a Lavazza – tradição, cultura e inovação.

A Lavazza tem prazer em ser o Café Oficial do Pavilhão Italiano com um projeto focado em estilo, sabor e paixão: uma verdadeira Lavazza Coffee Experience que os visitantes do Pavilhão Italiano podem vivenciar também graças ao conceito criativo elaborado pelo arquiteto Fabio Novembre, no qual a xícara Lavazza se torna o centro reconhecível do projeto a partir do qual tudo se desenrola.

O aroma do café recebe todos os visitantes em um vórtex de perfumes no qual palavras e imagens são exibidas em LED e se transformam na assinatura da Lavazza. Um turbilhão de informações e tecnologias permite que os visitantes utilizem o espaço em formas constantemente variáveis. Um projeto que enfatiza a característica típica do café, especialmente o aspecto da sociabilidade. “O café é o protótipo da rede social contemporânea” salientou Fabio Novembre “um momento no espaço e no tempo no qual as pessoas se reúnem, e um ritual pessoal e coletivo inspirado pelo debate e a troca de ideias”.

Uma viagem pela Itália, a ser vivida por meio de produtos incríveis de várias regiões do país, com o objetivo de apoiar a educação culinária e destacar as tradições e identidades italianas: receitas exclusivas que permitem que os estrangeiros descubram o sabor italiano em uma xícara de café e o público italiano possa redescobrir uma fonte de sabores inspiradores.

Para a Lavazza, ser o café dos italianos sempre significou – desde que a empresa foi fundada – não apenas celebrar seu senso de pertencimento, mas também incorporá-lo e compartilhá-lo como o pilar que sustenta o crescimento e desenvolvimento de uma série de habilidades capazes de gerar um processo de constante excelência de qualidade.

O café conquista o espaço 2014-2015 O café conquista o espaço

 

Estação Espacial Internacional, 3 de maio de 2015 - O Café chama a Terra: o primeiro espresso no espaço foi tomado às 12.44 GMT de hoje.

Um desejo por espresso finalmente realizado pela ISSpresso, a primeira máquina de café em cápsulas capaz de funcionar nas condições extremas do espaço sideral. A máquina foi instalada na Estação Espacial Internacional e utilizada pela astronauta e capitã da força aérea italiana, Samantha Cristoforetti, servindo na Missão Futura, a segunda missão de longo prazo da Agência Espacial Italiana (ASI) a bordo da Estação Espacial Internacional.

Samantha Cristoforetti tornou-se assim, para todos os fins e propósitos, não apenas a primeira mulher italiana a ir ao espaço, mas também a primeira astronauta da história a tomar um autêntico espresso italiano em órbita. O projeto ISSpresso é uma iniciativa da Argotec e da Lavazza em uma parceria público-privada com a Agência Espacial Italiana.

Uma real pausa para o café em pleno espaço. As operações de suporte ao experimento foram conduzidas pelo centro de controle da Argotec e monitoradas pelos centros de controle da Agência Espacial Italiana. O primeiro espresso “espacial” foi recebido com entusiasmo pela Missão Futura. A máquina ISSpresso – que utiliza as mesmas cápsulas de café Lavazza encontradas na Terra – foi concebida e produzida precisamente para fornecer a mesma qualidade de um autêntico espresso italiano em termos de crema, corpo, aroma e temperatura. A bebida é preparada em condições de microgravidade e possui todas as qualidades de um verdadeiro espresso italiano. Ao fim da preparação, um novo sistema patenteado garante que a parte final do circuito hidráulico esteja limpa, ao mesmo tempo em que gera, dentro de um “pouch” – a “xícara espacial” –, uma pequena diferença de pressão especialmente elaborada para liberar todo o aroma do café espresso quando um canudo for inserido.

O “pouch” é um saquinho feito de material transparente, para que a crema possa ser vista diretamente e o experimento de fluidodinâmica seja conduzido para analisar o comportamento de líquidos sob alta pressão e alta temperatura em um ambiente espacial.

Ao lado dos Defensores da Terra 2014-2015 Ao lado dos Defensores da Terra


Outubro, 2014. O Calendário Lavazza 2015, “The Earth Defenders”, produzido em parceria com a Slow Food e assinado pelo fotógrafo Steve McCurry é apresentado por ocasião do Salone del Gusto e Terra Madre. O calendário imortaliza histórias heróicas do dia-a-dia em 12 fotografias: homens e mulheres africanos que, todos os dias, com coragem, orgulho e trabalho árduo, defendem antigas tradições gastronômicas e contribuem com a liberação de um continente por meio de projetos agrícolas sustentáveis. A fim de oferecer suporte a heróis como esses, o Calendário Lavazza está à venda pela primeira vez em uma edição limitada para financiar o projeto “10.000 Hortas na África”. Esta iniciativa foi criada com o objetivo de fornecer alimentos frescos e saudáveis às comunidades locais, mas também para formar uma rede de líderes conscientes do valor de sua própria terra e cultura.

A sustentabilidade assume papel central em 2015, em conjunto com a EXPO Milão, dedicada ao tema “Alimentando o Planeta, Energia para a Vida”. As imagens espetaculares do Calendário celebrando os Defensores da Terra são os ícones perfeitos para representar as atividades da Lavazza e sua Fundação durante os meses da Exposição Universal. Escolhida como o café Oficial do Pavilhão Italiano, a Lavazza contribui com seu excelente café e sua vasta experiência na área de sustentabilidade e inovação.

No Pavilhão Italiano, a Lavazza ofereceu ao público o blend ¡Tierra! Intenso, o café de cultivo 100% sustentável. Na Cascina Cuccagna, em Milão, foi montado o Lavazza Sustainability Hub, uma estufa educativa construída de acordo com princípios de bioarquitetura, onde a Lavazza apresenta a primeira cápsula compostável italiana para máquinas de café espresso e onde os visitantes podem examinar temas relacionados ao fim da vida do produto e à reciclagem da borra de café.

“There’s More To Taste” é o convite direcionado pela campanha internacional de 2015 a amantes de café à ocasião do aniversário de 120 anos da Lavazza. A propaganda, criada pela agência Young & Rubicam e dirigida por Jean-Pierre Jeunet (o diretor de O Fabuloso Destino de Amélie Poulain), conta a história, com um toque mágico, de como o fundador da empresa, Luigi Lavazza, partiu para descobrir os países cafeicultores e desenvolveu a arte do blending. O sensacional narrador é o ator Sergio Castellitto, que na cena final revela as palavras que inspiraram o jovem empreendedor Luigi Lavazza: “Na vida sempre há algo a mais a descobrir”. A campanha “There’s More To Taste” da Lavazza também foi divulgada na imprensa e em outdoors, mostrando imagens feitas pelo fotógrafo argentino Ale Burset, cujo toque mágico e artístico trouxe à vida cenas inesperadas com forte impacto visual.

Armando Testa continua sendo a agência principal na Itália e a Campanha “Paradiso” tem seguimento com a dupla Enrico Brignano e Tullio Solenghi. No episódio “Almoço de Domingo”, Solenghi, vestido como São Pedro, convida Brignano a uma ocasião tradicional não apenas para os residentes do paraíso, mas para todos os italianos. A fim de honrar um evento de tamanha importância, tão caro à tradição familiar dos lares italianos, Brignano comparece trazendo um blend à altura da ocasião: Lavazza Qualità Oro. O café agrada a São Pedro, que convida Brignano a trazer o blend todos os domingos. Contudo, na tentativa de livrar-se da tarefa, Brignano acaba se tornando responsável por um trabalho muito mais espinhoso. No episódio “Pequenas Coisas”, que marca a estreia do novo tema musical composto e dirigido pelo ganhador do Oscar Nicola Piovani, Solenghi e Brignano envolvem-se em uma trama de enganos que versa sobre a questão da felicidade. Os enganos são esclarecidos apenas quando os personagens desfrutam um pequeno, mas grande prazer cotidiano, como o Lavazza Qualità Rossa, e ambos reconhecem que a felicidade está nas pequenas coisas.

A relação da Lavazza com o tênis profissional – dois mundos unidos por uma paixão – continua e se fortalece em 2015, graças à parceria exclusiva em três dos quatro torneios do Grand Slam. Após trazer a pausa para o café a Wimbledon em 2011, no ano de 2015 o espresso Lavazza chega às quadras de saibro de Roland Garros e aos estandes do U.S. Open, oferecendo a mais de dois milhões de fãs do tênis o autêntico café italiano em sua versão mais esportiva, criada para aqueles que desejam vivenciar o ritual de um bom café sem perder uma jogada sequer nas quadras.

Confirmando a atenção especial dada pela Lavazza à arte e às comunicações visuais, a empresa ofereceu seu apoio à primeira retrospectiva dedicada a Alberto Burri, “The Trauma of Painting”, exibida no Guggenheim de Nova York de outubro de 2015 a janeiro de 2016.


 

Um Café no Jardim do Éden 2013-2014 Um Café no Jardim do Éden

 

Outubro de 2013. Inspiring Chefs, o Calendário Lavazza 2014, é revelado: um marco para os amantes da fotografia artística que, graças ao famoso retratista escolhido para esta edição - Martin Schoeller -, coloca em evidência os chefs, pessoas que fazem da inspiração o seu mantra na cozinha. A Lavazza dedica todo o ano de 2014 a esses mestres da arte culinária por meio de um Calendário divulgado em Milão, na presença de jornalistas italianos e estrangeiros. Os “sete magníficos” são Ferran Adrià, seu irmão Albert, Michel Bras, Massimo Bottura, Antonino Cannavacciuolo, Carlo Cracco e Davide Oldani. São chefs e inovadores que foram conquistados pelo café Lavazza e há anos o vêm reinterpretando por meio de suas criações originais.

“From Italy with passion” é a campanha internacional dedicada à Lavazza A Modo Mio. O comercial mostra a história de um barista italiano que, sempre que ouve a máquina de café Lavazza A Modo Mio ser ligada, parte, com uma bandeja e uma xícara de café em suas mãos, do café localizado no endereço San Tommaso 10, em Torino, Itália, onde a história da Lavazza começou em 1895. O barista então percorre diversas cidades italianas, colecionando experiências, sorrisos e sabores típicos do Bel Paese, até que simbolicamente os entrega a qualquer casa ao redor do mundo. Os comerciais da campanha “From Italy with Passion” foram transmitidos pela TV e pela internet, e os anúncios figuram na imprensa escrita, em cartazes e outdoors.

As aventuras de Lavazza Paradiso continuam em 2014, com uma alteração importante. O episódio “Giardini dell’Eden” (Jardins do Éden) marca o retorno de um grande personagem: Tullio Solenghi, o ‘inquilino’ original do paraíso na primeira campanha Lavazza Paradiso, assume o papel de São Pedro. Sua experiência, ironia e elegância dão continuidade à tradição de Riccardo Garrone, a estrela anterior do papel, a quem a Lavazza agradece de coração pelo profissionalismo e paixão com que contribuiu para o sucesso da campanha Paradiso. Anteriormente, no episódio “Incantesimo Italiano” (Encanto Italiano) que foi ao ar em março de 2014, Brignano levou a audiência às gargalhadas com uma cafeteira mágica e o Lavazza Qualità Rossa.

Para a Lavazza, o Salone del Gusto e a Terra Madre 2014 oferecem a oportunidade de reiterar o compromisso da empresa com a África e o seu apoio à sustentabilidade ambiental, mantendo o foco na qualidade. O primeiro passo no caminho ao grande evento da Exposição Universal de Milão, junto do Slow Food, dentro de uma parceria que começou com o primeiro Salone del Gusto, em 1996. Os visitantes da edição 2014 são imersos em um mundo de aromas e imagens criadas pelo arquiteto Fábio Novembre e seu estúdio, aproveitando o convívio trazido pelo ritual da pausa para o café. Essa foi uma prévia da participação da Lavazza na EXPO 2015, cujo tema é “Alimentar o Planeta, Energia para a Vida”, onde se encontrará o café oficial servido no Pavilhão Itália.

Em 2014, a presença da Lavazza em Winbledon continuará a receber o forte apoio da efetiva comunicação, com as imagens criadas pelo canadense Joey L., que acompanham os londrinos nos outdoors da cidade durante o torneio. A campanha apresenta os atendentes oficiais e os “honorary stewards”, retratados com uma xícara de café durante suas pausas. Uma imagem distintiva focada nos valores do convívio, autenticidade, herança e um século de experiência, que a Lavazza e Wimbledon têm em comum.

A campanha Sarete più famosi (Você será mais famoso), dedicada aos profissionais do café, publicada online nas principais revistas do setor, apresenta a nova proposta Lavazza Professional, para baristas e profissionais de hotéis, restaurantes e cafés.

 

 

Lavazza: O bom dia italiano no mundo todo 2012-2013 Lavazza: O bom dia italiano no mundo todo

 

Em 2012, a Lavazza confirma sua colaboração com grandes chefs em projetos da alta gastronomia: no estande “Lavazza Experience” do Fuorisalone de Milão, os três renomados chefs italianos Massimo Bottura, Antonino Cannavacciuolo e Davide Oldani apresentam os webvídeos estrelados por eles, nos quais compartilham três abordagens diferentes e muito pessoais para os blends A Modo Mio. O evento “Conversazione sul gusto e sul design intorno a un caffè” (“Conversas sobre o Sabor e o Design durante o Café”) mostra os três mestres da cozinha italiana contando como a busca pela qualidade e sabor autêntico têm origem em seus intervalos criativos: um modo de surpreender e ser surpreendido, voltar às origens dos ingredientes e ao solo, apreciar as próprias raízes e descobrir as maravilhas do mundo, trabalhando com paixão e rigor. Cada chefe confirma que tudo nasce em um intervalo criativo, vivenciado de maneira diferente, “A Modo Mio”.

Não há melhor maneira de acordar e dizer ‘bom dia’ do que com um café italiano de qualidade Lavazza. E não apenas na Itália. Desde setembro de 2013, a paixão pelo café e pela excelência italiana estão presentes também nos lares americanos com uma nova variedade de blends. “Buongiorno America: there’s a new coffee in town” é a nova campanha publicitária, criada por Alberto Baccari e sua equipe, lançada nas mais importantes revistas, jornais e websites dos Estados Unidos. A intenção da Lavazza é trazer aos Estados Unidos um ritual diário tipicamente italiano. Assim, a campanha publicitária integrada para o lançamento dos novos produtos Gran Aroma, Classico, Gran Selezione e Perfetto parafraseia o nome do famoso programa da rede ABC, o Good Morning America, dando um bom dia ao estilo italiano às maiores cidades dos Estados Unidos: “Buongiorno New York”, “Buongiorno Chicago”, “Buongiorno San Francisco”, para citar apenas algumas.

Também em 2013, pelo terceiro ano consecutivo, a Lavazza é o café oficial em Wimbledon. The New Tradition é o mote da campanha publicitária em outdoors que acompanham os londrinos nas famosas estações de metrô da cidade durante o torneio. A campanha traz as faces icônicas de Wimbledon – os atendentes oficiais e os “honorary stewards” – retratados em seus intervalos do torneio pelo fotógrafo canadense Joey L. A Lavazza também lança o concurso “Create your New Tradition”, dedicado aos residentes ingleses e organizado em duas etapas. Os usuários foram convidados a votar na melhor especialidade Lavazza, em combinação com uma tradição britânica. Os prêmios incluem mais de 350 cartões iTunes e 100 máquinas de café Lavazza A Modo Mio Wimbledon Limited Edition. A presença teatral e a ironia de Enrico Brignano continuam a sustentar a Campanha Paradiso. O Lavazza Qualità Rossa é o blend perfeito no comercial Ritorno a casa (Volta à casa), que desperta memórias felizes. O Lavazza A Modo Mio acompanha uma declaração apaixonada sob as estrelas no comercial Sposami (Casa comigo), enquanto descobrimos que o Lavazza Qualità Oro é o blend original de Luigi Lavazza no comercial Ricetta segreta (Receita secreta).

 

 

The first 20 years of the Calendar, the first 150 years of Italy. 2011-2012 Primeiros 20 anos do Calendário, primeiros 150 anos da Itália

 

 

A Lavazza foi figurante permanente nas comemorações dos 150 anos da Unificação da Itália. O único café oficial do Esperienza Italia 150 foi a Lavazza, servido em uma xícara especial comemorativa nas cores vermelha, branca e verde, criada pela Lavazza para marcar a ocasião. As sete exposições inclusas nas comemorações foram patrocinadas pela Lavazza, incluindo o notável tributo a Leonardo Da Vinci, na exposição “Leonardo: o gênio, o mito”.

2011 também foi o ano em que o Calendário Lavazza comemorou seu 20º aniversário. Annie Leibovitz, Helmut Newton, Ellen von Unwerth, Ferdinando Scianna, Albert Watson, David LaChapelle, Jean-Baptiste Mondino e Eugenio Recuenco são alguns dos grandes fotógrafos que trabalharam juntos com a marca: foram homenageados pela Lavazza em um projeto multimídia chamado “Con te partirò” (uma exposição no Triennale, em Milão, uma campanha digital e uma monografia fotográfica) para comemorar o lançamento do vigésimo Calendário em outubro de 2011.

Para a ocasião, a Lavazza lançou uma iniciativa para encontrar fotógrafos talentosos que pudessem interpretar os temas que marcaram o evento: Viagem e Sedução. O processo de seleção ficou a cargo do famoso designer Fabio Novembre.

Em março, a Lavazza voltou à exposição do Salone del Mobile, em Milão, para associar-se à famosa revista de design de interiores, a “Interni”: Na exposição “Mutant Architecture”, ocorrida na Università Statale de Milão, o verdadeiro espresso italiano foi oferecido a todos os visitantes. A empresa também colaborou com o arquiteto Lorenzo Palmer na instalação da “Lavazza Piazza Italiana”.

A Modo Mio vai para Hollywood: a máquina para o perfeito espresso participou do filme de Paolo Sorrentino, “This Must Be The Place”, com o vencedor do Oscar Sean Penn.

2011 também foi o ano em que a Lavazza tornou-se fornecedora oficial do torneio de Wimbledon . Enfim, jogadores e espectadores puderam saborear o verdadeiro espresso italiano.
A parceria foi lançada e apoiada por uma campanha publicitária integrada, produzida em colaboração com:

  • Armando Testa (que projetou e produziu o logo da Lavazza para o Wimbledon, uma campanha exclusiva e uma animação em stop motion)
  • LBI Group Milão (marketing digital - mini-site e o aplicativo móvel We are the Queue)
  • Promoconvention (gestão do evento e contribuições de vídeo)


A campanha publicitária 2011 da Lavazza em nível internacional contou com o mundo da Alta Gastronomia: duas estrelas indiscutíveis do calibre de Ferran Adrià e Antonino Cannavacciuolo, duas visões diferentes de comida — inovação pioneira e extremo respeito pela tradição — foram harmoniosamente combinadas pelo aroma da Lavazza.

2012

A campanha Paradiso foi atualizada mais uma vez, acolhendo Enrico Brignano em seu cenário celestial. Foi a primeira aparição da estrela como embaixador de produto em um comercial de TV.
Brignano, em auge na carreira, acrescentou a novidade que faltava para continuar a evolução natural da campanha de TV mais longa e mais amada da Itália.

The Paradiso campaign celebrated its 15th birthday 2009-2010 A campanha Paradiso comemora seus 15 anos com uma coleção de designer

 

 

2009
5 anos após o lançamento do projeto ¡Tierra!, a Lavazza renova sua colaboração com o famoso fotógrafo Steve McCurry. Três fotos exclusivas feitas no mesmo projeto, documentando o compromisso incessante da Lavazza com a sustentabilidade ambiental e cultural, foram mostradas nessa exibição pessoal no Palazzo della Ragione, em Milão, na Itália.

A Modo Mio é mais do que apenas um novo sistema doméstico de espresso: é também um conceito inovador que estimula a criatividade de artistas e designers. O famoso cartunista Giorgio Forattini foi um desses artistas, que concordou em criar uma nova aparência para o A Modo Mio: O resultado foi “Un caffè A Modo Mio”: oito vinhetas para oito adesivos exibidos no dia 2 de julho de 2009, no Palazzo Reale, em Milão.

 

O Fuori Salone de Milão, ocorrido durante o Salone del Mobile, hospedou o evento “Lavazza Design Paradiso”: 10 talentosos designers italianos interpretaram os ícones do “Paraíso” Lavazza, um merecido tributo a um dos comerciais publicitários mais duradouros da TV na Itália.

No “Identità Golose 2009”, a Lavazza apresentou a Espoon, uma colher de café perfurada criada pelo chef Davide Oldani, produzida pelo Training Center Lavazza. Este utensílio simples, mas eficaz, foi criado especialmente para misturar o açúcar sem dispersar o calor do café e manter o crema intacto.
 

2010
15 anos da campanha Paradiso: mais de 60 episódios, com excepcionais celebridades embaixadoras, transformaram um simples comercial em um evento imperdível a milhões de telespectadores. De acordo com Giuseppe Lavazza, Vice-Presidente do Grupo Lavazza, “Nosso Paraíso é mais que uma campanha: é um conceito caro a todos nós, uma parte essencial da imagem Lavazza da nossa marca.”

Assista aos comerciais de TV da Lavazza.

O Calendário Lavazza 2010 traz fotografias de Miles Aldridge, sob a direção criativa de Armando Testa.

A Lavazza voltou ao Fuori Salone do Salone del Mobile de Milão com a exposição “Design Machines” e um livro com o mesmo nome, editado por Virginio Briatore. A história da arte Lavazza em espressos que você mesmo pode fazer remonta a três gerações de máquinas de café domésticas, desde 1989 até os dias de hoje.

Design e alta gastronomia. 2008 Design Lavazza e alta gastronomia

 



A Modo Mio chega também ao Paraíso. Paolo Bonolis e Luca Laurenti apresentam o novo sistema de espresso em vários episódios desta longa série.

Assista aos comerciais de TV da Lavazza. O Calendário Lavazza 2008 traz fotografias de Finlay MacKay.

A Lavazza lança o concurso “Un caffè con Carmencita”, relacionado à lendária cafeteira Carmencita. Criada em 1979 por Marco Zanuso para a Lavazza, a cafeteria italiana preferida da Itália recebeu um novo look para a ocasião.

O concurso durou um ano, com o objetivo de encontrar um design para a nova embalagem. Contou com o apoio de várias iniciativas publicitárias.




A Lavazza organizou um livro celebrando sua paixão pelo design por meio dos ícones da empresa. Foi editado por Virginio Briatore e conta a história de como a empresa tornou-se uma “fábrica de estilo contemporâneo”: produz não só produtos, mas, acima de tudo, ideias, mensagens e estilos de vida. Para saber mais, visite a sessão exclusiva.

 

2008 também foi o ano de outro projeto publicitário: “Caffè in cucina”, publicado pela Gribaudo Editore. O livro transforma o café em uma estrela da cozinha, e é o resultado da paixão da Lavazza pela experimentação e aventura em novas áreas do sabor. Traz receitas de 24 chefs aclamados internacionalmente, com prefácio de Ferran Adrià.

Pure style and social responsibility: two sides of the same coin. 2003-2007 Estilo puro e responsabilidade social: dois lados da mesma moeda

 

2003-07
A sinergia entre a campanha internacional e o calendário continua. Os anúncios e pôsteres da Lavazza representando o estilo cada vez mais definido e distinto da marca foram inspirados nos 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007,  calendários com fotografias de Jean-Baptiste Mondino, Le Gouès, Erwin Olaf, Ellen von Unwerth e Eugenio Recuenco.

2004
A Fundação Lavazza lança o ¡Tierra!:

  • Um projeto de sustentabilidade dedicado ao desenvolvimento social e crescimento econômico de comunidades de cafeicultores de pequena escala. Começando com Honduras, Colômbia e Peru, o projeto agora se estende pelo Brasil, pela Índia e pela Tanzânia;
  • uma reportagem fotográfica de Steve McCurry
  • um novo blend de café superior

A Lavazza apresenta o projeto ¡Tierra! no Salone del Gusto.
A dupla Bonolis / Laurenti continua a figurar na campanha Paradiso, agora com novos personagens e novas aventuras: uma série independente.
 

2005
O retorno de Carmencita! Ícone da história da publicidade Lavazza, e estrela do programa Carosello de 1964 a 1975, Carmencita voltou às telinhas com um seriado cult de 12 episódios. Inconformista, irônica, cheia de personalidade e humor, foi uma maneira original e eficaz de continuar a falar da marca em um contexto não comercial e, por isso, ainda mais valioso. O seriado também deu suporte ao lançamento do blend Carmencita.
Veja alguns dos divertidos episódios da série.

2005-06
A campanha Paradiso introduziu uma série de novas situações para as duas estrelas “celestiais”, que regalaram seus fãs com uma série infinita de piadas e comentários cômicos.
Assista aos comerciais de TV da Lavazza .

Lavazza, vitality and joie de vivre through coffee 2000-2002 Lavazza: vitalidade e alegria de viver por meio do café

 

 

2000
Cada vez mais ativa no campo da publicidade in'ternacional, a Lavazza aponta para um público maior com vários hábitos de consumo. O resultado é o conceito da campanha de 2000: “Aproveite o melhor da vida com Lavazza, o café italiano”. O Calendário Lavazza 2000 traz fotografias de Elliott Erwitt.

2001
O Calendário Lavazza 2001 traz fotografias de Martine Franck e Richard Kalvar.

2002
Um momento de mudança da imagem internacional da Lavazza, embarcando em um estilo exuberante e transgressor. Pela primeira vez, a campanha internacional e o calendário foram baseados na mesma estratégia, confiados ao mesmo fotógrafo, David LaChapelle.

O Calendário Lavazza 2002 foi publicado em cores pela primeira vez, com fotos criadas especialmente para as campanhas da imprensa. As vibrantes e dinâmicas fotos englobavam o espírito da Lavazza, com o slogan “Espress yourself”, que transformou o conceito do espresso — principalmente em outros países — em um estilo de vida. Na Itália, a campanha Paradiso para a TV continuou com Paolo Bonolis e Luca Laurenti no lugar de Tullio Solenghi. A experiência dos espectadores também foi ampliada e enriquecida por uma série de jogos interativos online.

The Paradiso campaign, the global European campaign and “Segno Lavazza” 1995-1999 A campanha Lavazza Paradiso, a campanha europeia global e o “Segno Lavazza”

 

 

1995
Sem café, você não ficaria feliz nem no Paraíso. Essa é a ideia básica por trás da nova campanha Paradiso, estrelando Tullio Solenghi e Riccardo Garrone como São Pedro. Os diretores incluíram Gabriele Salvatores e Alessandro D'Alatri. Assista aos comerciais de TV da Lavazza.
A Lavazza manteve seu compromisso com a publicidade internacional:
  - Na França, com a campanha de cartazes "Bel Canto".
  - Na Alemanha, com a campanha “Wie in Italien” (Como na Itália), com a estrela do calendário de 1995, Maria Grazia Cucinotta.

1995-1999
Lançamento da primeira campanha global europeia da Lavazza com base nos valores compartilhados do café e da marca (a Lavazza é um “golinho da Itália”). A campanha incorporou 2 comerciais de TV e 4 anúncios na imprensa. O Calendário Lavazza 1995 traz fotografias de Ellen von Unwerth.

1996-1997
A nova campanha, dedicada a bares e cafeterias, restabelece a liderança da Lavazza no setor de Ho.Re.Ca. O slogan “A Lavazza revela o gênio que há em você” reuniu vários aspectos (qualidade, experiência e treinamento) apresentados pelo barista "genial", simbolizando a relação entre a empresa e seus consumidores. O Calendário Lavazza 1996 traz fotografias de Ferdinando Scianna.

1997-1999
Nesse ano ocorre o lançamento do “Segno Lavazza”: uma linha completa de acessórios e mobília para bares e cafeterias, incluindo xícaras e letreiros baseados no estilizado logo “A” da Lavazza. O projeto pretendia consolidar a identidade da marca e aumentar sua visibilidade na indústria de Ho.Re.Ca, recompensando o profissionalismo dos baristas e ampliando a experiência do consumidor. O Calendário Lavazza 1997 traz fotografias de Albert Watson.

1998
Esse ano presenciou a primeira campanha de impensa do sistema Lavazza Espresso Point, direcionado às pessoas que tomam café no trabalho: "O grande espresso para pequenos ambientes". O Calendário Lavazza 1998 traz fotografias de Marino Parisotto.

1999
O Calendário Lavazza 1999 traz fotografias da Magnum Photos.

Arrival of the calendars, new product ambassadors and the international campaigns. 1993-1994 Chegada dos calendários, novos embaixadores e campanhas internacionais


 


1993

A Lavazza inaugura a prestigiada tradição de calendários de designers. Em 1993 e 1994, a empresa contou com os serviços do mestre da fotografia Helmut Newton.

1993-94
No âmbito internacional, a Lavazza desenvolveu diferentes campanhas para a TV em cada país, com o objetivo de aumentar a difusão e notoriedade da marca, acompanhadas mais uma vez pelo conceito do estilo italiano:

  • Alemanha 1993-94 “Soul of Espresso”.
  • Suíça 1993-94 “L'Italiano vero”.
  • França (1994): adaptação da campanha publicitária italiana da Lavazza com Luciano Pavarotti e Monica Vitti.
  • Reino Unido (1994): “The Italian expression for coffee”.

Para o mercado de consumo fora de casa, a campanha "Sorriso" foi desenvolvida para a imprensa e o rádio, direcionada ao público geral e também às equipes de bares: o sorriso se espalha entre os clientes graças ao espresso feito como se fosse por um profissional, e entre a equipe do bar graças à qualidade, ao serviço e ao suporte profissional oferecido pela Lavazza.

New products, new packs and new characters. 1978-1992 Novos produtos, novas embalagens, novos personagens

 



1981-86
A primeira campanha direcionada especificamente para bares e cafeterias é publicada em jornais e na imprensa especializada. O objetivo da campanha foi criar uma imagem "Lavazza Bar" valorizando o papel do barista ("Lavazza, para todo barista na Itália").

1986
Esse ano viu a inauguração da campanha Locali Storici, que desenvolveu a imagem do Lavazza Bar associando-a com a importância do café enquanto bem histórico e cultural.

1982-92
Nesse período, as primeiras campanhas publicitárias internacionais da Lavazza são lançadas na imprensa e na TV. O slogan combinava diretamente o estilo italiano e o café espresso, apresentando a Lavazza no cenário internacional como café favorito da Itália.


1983-93
A campanha Manfredi evoluiu com os anos, introduzindo aos poucos novas ideias e novos personagens.

1986-89
O produto Crema e Gusto é lançado, apresentado, como sempre, por Nino Manfredi com um novo slogan: “Crema e Gusto. Qualquer hora é a hora certa”. A Lavazza torna-se líder de mercado na Itália.

1988
O Lavazza Club, “café em black tie”, é lançado para a fatia sofisticada do mercado: exclusivo e requintado, a começar pelo nome. Mais uma vez o produto é incorporado à campanha Manfredi. Assista aos comerciais de TV da Lavazza da campanha Manfredi.

La campagna Manfredi. 1977 A campanha Manfredi

 

 

A Lavazza muda sua estratégia de publicidade com o intuito de consolidar a marca usando um novo formato de comercial de TV, com a influência de embaixadores da marca para apoiar a narrativa: Nino Manfredi, personalidade amada e celebridade no melhor sentido do termo. Manfredi foi a personificação do café Lavazza até 1993.

A campanha fez história: usada em todas as linhas de produtos Lavazza durante vários anos, atingiu o objetivo de enfocar a atenção na marca sem deixar de falar do café.
Os slogans da campanha passaram a fazer parte do linguajar comum, graças ao sucesso das frases:

  • O café é um prazer, e se não for bom, qual será o prazer?
  • "Café Lavazza: quanto mais se bebe, mais te anima!"

 


Os comerciais de TV da Lavazza foram endossados por campanhas na imprensa, no rádio e no cinema.
Assista aos comerciais de TV da Lavazza da campanha Manfredi.

Clear, concrete advertising 1970-1976 Publicidade clara, concreta


 

1970
A publicidade Lavazza torna-se mais concreta e demonstrativa, com foco nos produtos, na qualidade, na conveniência e facilidade de uso.

 

1973-76
São lançados novos produtos e campanhas específicas (Qualità Oro, Rossa, Blu, Argento, Caffè Espresso in Filtri, Grandi Auguri e Paulista).
Com o advento da crise econômica, a alta dos preços e a tendência dos competidores a praticar o "downsizing" do produto dá à Lavazza a ideia de basear sua propaganda na transparência.
Assista aos comerciais de TV da Lavazza com Caballero e Carmencita.

 

Paulista, what a campaign! 1959-1969 Paulista, que campanha!

 



1959-1960

A Lavazza experimenta, pela primeira vez, a imagem de uma marca forte, independente do logo da empresa, com o café Paulista, moído e embalado a vácuo em latas.

 

1961-1970
Lançamento do Qualità Oro, “o café para grandes ocasiões" e o Lavazza Dek, “ café descafeinado, mas delicioso”: novas marcas para novos mercados.

 

1962
O Paulista torna-se um elemento essencial de uma série de comerciais cômicos, musicais e no estilo do cinema, feitos com técnica de animação stop motion.

 

1964
O Paulista faz sua primeira aparição no Carosello com os desenhos animados, que já tinham sido lançados no cinema. Caballero Misterioso e Carmencita, com suas rimas e sotaque espanhol cômico, rapidamente tornam-se nomes conhecidos: suas aventuras prosseguiram até 1975.

Assista aos comerciais de TV da Lavazza com Caballero e Carmencita.

 

From the post-war period to Carosello 1946-1958 Do pós-guerra ao Carosello

 



1946

Os irmãos Lavazza lançam o primeiro café da marca. Nasce o primeiro logo Lavazza.
 

1949
A primeira ação de marketing foi a decisão de vender o blend Lavazza em pacotes já pré-embalados, com o logo da Lavazza, para divulgar diretamente a imagem da marca. Essa foi uma importante inovação, numa época em que o café ainda era vendido a granel.
 

1950
O slogan da primeira campanha Lavazza era "Miscela Lavazza... Paradiso in tazza” (“Blend Lavazza… O paraíso na xícara”).
 

1958
Quando a televisão foi introduzida na Itália, o programa Carosello era o mais popular. A Lavazza deixou sua marca, é claro, com uma longa série de memoráveis comerciais para a TV. Começava assim a histórica colaboração com o estúdio Testa.