• Imprimir
  • Marcar

LÍBANO

Todo o café do mundo em uma cidade: Beirute

LEBANON - All the world’s coffee in one city: Beirut LÍBANO Todo o café do mundo em uma cidade: Beirute



Na cosmopolita e ocidentalizada cidade de Beirute, o café é servido de todas as maneiras: do tradicional preparo beduíno ao turco, condimentado ou americano, espresso e white coffee (adequado para quem não tolera cafeína). Fora das áreas urbanas prevalecem as tradições locais, incluindo a bebida incomum de café obtida de bolotas assadas ou de mate, uma infusão típica da América do Sul importada por emigrantes que voltaram do Brasil.

Enquanto em Beirute, reconstruída várias vezes ao longo de anos de lutas, não existem mais os cafés históricos (exceto pelo Gemmayzeh Cafè, local de encontro de artistas, intelectuais e idosos jogadores de gamão), em Tripoli ainda podem ser encontrados alguns cafés em estilo antigo, onde as pessoas bebem café turco em meio a nuvens de fumaça de narghilè.

Também são típicos os vendedores de café de rua, que oferecem aos transeuntes café turco servido a partir de cozinhas coloridas portáteis, café em estilo ocidental extraído de máquinas de café espresso montadas em triciclos e carrinhos, ou café preparado de acordo com a tradição árabe, servido em grandes jarros metálicos com um elemento aquecedor embutido.

LEBANON - The recipes RECEITAS





White coffee - Café branco

Ingredientes (para 4 porções):

  • 4 colheres de chá de água de flor de laranjeira
  • 4 xícaras de água de nascente
  • açúcar ou mel a gosto

Preparo
Ferva a água em um jarro, adicione açúcar e mel enquanto a água estiver bem quente, e mexa até derreter. À parte, despeje a água de flor de laranjeira em xícaras e despeje a água adoçada. Sirva a bebida bem quente no final de uma refeição ou à noite, antes de dormir, para aproveitar suas propriedades relaxantes.





Mouhallabieh - Flan de água de flor de laranjeira

Ingredientes (para 4 porções):

  • 1 litro de leite integral
  • 4 colheres de farinha de arroz
  • 150 g de açúcar
  • 100 g de pistaches Aleppo naturais, picados
  • 2 colheres de água de flor de laranjeira

Preparo
Ferva o leite em um jarro metálico. Em uma vasilha separada, dissolva a farinha de arroz em um pouco de leite frio, adicione no jarro metálico, misturando uniformemente com um fuet. Aqueça até que a mistura comece a formar espuma e engrossar. Adicione o açúcar e misture bem até dissolver completamente. Quando a mistura começar a ficar mais densa, acrescente a água de flor de laranjeira e mistura pela última vez antes de despejar nas xícaras. Polvilhe com o pistache picado e sirva frio como sobremesa.