• Imprimir
  • Marcar

JORDÂNIA

JORDÃNIA - Beduínos e meninos do café.

JORDAN - Bedouins and coffee boys JORDÂNIA Beduínos e meninos do café (coffee boys)



No passado, a Jordânia foi outro importante país no comércio de café. Navios cheios do precioso café arábica vindos do Iêmen costumavam aportar no porto de Aqaba, na Jordânia. O café era descarregado nas caravanas beduínas que viajavam até o Irã e o Iraque. O café logo tornou-se parte da cultura jordânica, e até hoje as tribos beduínas o preparam do modo tradicional. No deserto de Wàdi Rum, o café é bebido da seguinte forma: torrado, amargo e levemente condimentado, infuso por 6 horas e fervido diversas vezes.

O resultado é uma mistura conhecida como khamir, sinônimo de hospitalidade e riqueza, oferecido a convidados durante o jaha, cerimônia de preparação do café. A cerimônia do jaha termina com três goles simbolizando hospitalidade, boas-vindas e felicidade.



 

Nas vilas e cidades onde as pessoas têm um jeito ocidental de viver e trabalhar, as pausas para o café são deixadas para o ‘coffee boy’, trabalhador cuja função é meramente preparar o café e entreter os clientes e gerentes da empresa. O coffee boy é um especialista em todos os tipos de café — árabe, turco ou espresso — e seu reino é uma sala equipada com um fogão, uma pia, armários e tudo de que precisa para cumprir seus deveres.

 

JORDAN - The recipes RECEITAS




Qahwa sada - Café beduíno

Ingredientes:

  • 200 g de café verde
  • 10 g de cardamomo verde
  • Água

Preparo
Torre os grãos de café verde em fogo médio, virando-os constantemente com uma colher até ficarem na cor marrom. Triture o café em um pilão de madeira. Coloque 20 colheres do café em um jarro com 1 litro de água fervente. Leve o jarro ao fogo e ferva por pelo menos vinte minutos em fogo baixo. Enquanto isso, amasse as sementes de cardamomo no pilão e coloque 1 colher cheia em uma cafeteira árabe, que deverá ser preenchida com o café fervido anteriormente.




Leve tudo de volta ao fogo baixo. Espere ferver por alguns segundos e sirva sem adicionar açúcar. A dose de cardamomo pode ser aumentada a uma proporção de duas partes de café para uma de cardamomo, e o tempo de infusão também pode ser aumentado.


Knafè bl Jibn - Espaguete fino tostado com calda de açúcar e queijo

Ingredientes:

  • 600 g de konafa (macarrão aletria)
  • 50 g de queijo fresco sem sal
  • ½ copo de manteiga derretida
  • Para a calda (ater)
  • 3 copos de açúcar
  • 1 copo de água
  • 1 colher de chá de suco de limão

Preparo
Derreta todos os ingredientes da calda em uma panela pequena. Reserve.
Unte com manteiga uma assadeira de 20 cm, cubra com uma camada grossa de 2 cm da konafa e leve ao forno pré-aquecido até dourar (cerca de 15 minutos). Retire do forno. Cubra a massa uniformemente com o queijo, cubra com uma camada fina de konafa e bata levemente na superfície. Termine de assar no forno por mais 15 minutos e, quando a sobremesa estiver na cor dourada, cubra com a calda de açúcar. Corte em pedaços e sirva quente.