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A cafeína é um alcalóide encontrado nas sementes e nas folhas de plantas de café, chá, cacau, cola e mate. Uma xícara de café contém cerca de 50mg de cafeína, e sua ação estimulante, que dura por uma ou duas horas depois de bebida, age no sistema nervoso cérebro-espinhal, aumentando nossas faculdades mentais, afastando a sonolência, o tédio, a fadiga (incluindo fadiga mental) e a depressão. Reforça a memória, a capacidade de aprendizado, percepção e concentração, e facilita a percepção de estímulos sensoriais, além de combater dores de cabeça e enxaquecas.

A comunidade científica determina que a quantidade de cafeína que pode ser consumida em um dia é de 300 mg/dia de cafeína para um adulto, ou seja, cerca de 4-5 mg de cafeína por kg de peso corporal por dia. Por exemplo:
um homem pesando 70 kg = 4.5 x 70 = 315 mg.

Para se ter uma ideia do que significa em termos de dose, essas são as quantidades de cafeína contidas em algumas das bebidas/comidas mais comuns:

  • Espresso ou café mocha 40-80 mg por xícara
  • Café americano 115-120 mg por xícara
  • Café instantâneo 65-100 mg por xícara
  • Café descafeinado < 5 mg por xícara
  • Cappuccino 70-80 mg por xícara
  • Chocolate 30-40 mg por barra de 60 g
  • Chá 40-50 mg por xícara
  • Bebidas de cola 35-50 mg por lata
  • Bebidas energéticas com cafeína ou guaraná 50-100 mg

Para mais informações: Café e saúde