• Imprimir
  • Marcar

O AUTÊNTICO CAFÉ ESPRESSO

O café dos italianos

No mundo inteiro o café espresso é reconhecido como sendo o café italiano por excelência.
“Espresso” significa “feito na hora”, com a rapidez de preparação típica do café concentrado italiano. As suas características imprescindíveis: o crema compacta, o corpo pleno e o aroma intenso, derivam do sistema com que a máquina passa o café mediante pressão.
Atualmente, graças às máquinas de café espresso para uso doméstico, muitos italianos todos os dias experimentam como a alquimia entre os quatro elementos fundamentais – água, temperatura, pressão e café – leva a um resultado ideal.

separator-half-oro
O seu vapor libera aromas intensos.
separator-half-oro

As substâncias aromáticas podem ser florais, frutadas ou achocolatadas.

separator-half-oro
A sua cremA é denso, cor de avelã.
separator-half-oro

A CremA de um café espresso ótimo nunca deve ser espumoso, nem ralo, tampouco de cor clara ou escura demais.


separator-half-oro
O corpo: refere-se à densidade.
separator-half-oro

O corpo ou estrutura ou corpulência é ligada à concentração das substâncias diluídas. A encorpadura, a oleosidade e a viscosidade do café devem ser distintas da força das sensações gustativas e aromáticas.


separator-half-oro
O sabor é dado por quatro parâmetros básicos.
separator-half-oro

Portanto, um ótimo café espresso pode ser mais ou menos amargo, ácido, salgado ou doce, dependendo da prevalência de um destes parâmetros.


A xicrinha
A Xícara Também o recipiente para tomar café não é escolhido AO acaso. O verdadeiro café espresso italiano deve ser servido em uma Xícara de qualidade, previamente aquecida a 35 ~ 40°C, no formato de cone truncado e com capacidade máxima de 70 ml. Para se obter um resultado constante e de acordo com as melhoras práticas, aconselhamos que confiem no sistema Lavazza. Nada é feito AO acaso: desde a fase de seleção dos cafés que compõem o blend, passando pela torrefação e pela moagem dos grãos, até a criação das máquinas de café e dos sachês.