• Imprimir
  • Marcar

A Lavazza sempre foi uma empresa com uma abordagem publicitária inovadora.
As estratégias de imagem da marca aplicadas pela empresa durante os primeiros anos foram pioneiras na Itália, mesmo naquela época. Então veio a verdadeira era da publicidade, quando Emilio Lavazza juntou-se à empresa e encontrou Armando Testa, um dos pioneiros da publicidade italiana.

A colaboração dos dois começou em 1958 com a campanha Paulista, e continua do último antigo milênio até o novo, abrangendo todo estilo e tendência artística possíveis.

Começando com as primeiras sacolas com a marca Lavazza, os comerciais de TV da primeira campanha "Paradiso" e com a colaboração dos melhores fotógrafos nos Calendários internacionais da Lavazza, a história da comunicação Lavazza fala do entendimento único entre um cliente inspirado, vanguardista e um fornecedor criativo e igualmente inovador.

O resultado é a bem sucedida co-existência entre dois gêneros completamente diferentes: a comédia italiana tradicional, conforme representada na campanha Lavazza Paradiso, e o alcance internacional das campanhas estilosas do Calendário.

The first 20 years of the Calendar, the first 150 years of Italy. 2011-2012 Primeiros 20 anos do Calendário, primeiros 150 anos da Itália

 

 

A Lavazza foi figurante permanente nas comemorações dos 150 anos da Unificação da Itália. O único café oficial do Esperienza Italia 150 foi a Lavazza, servido em uma xícara especial comemorativa nas cores vermelha, branca e verde, criada pela Lavazza para marcar a ocasião. As sete exposições inclusas nas comemorações foram patrocinadas pela Lavazza, incluindo o notável tributo a Leonardo Da Vinci, na exposição “Leonardo: o gênio, o mito”.

2011 também foi o ano em que o Calendário Lavazza comemorou seu 20º aniversário. Annie Leibovitz, Helmut Newton, Ellen von Unwerth, Ferdinando Scianna, Albert Watson, David LaChapelle, Jean-Baptiste Mondino e Eugenio Recuenco são alguns dos grandes fotógrafos que trabalharam juntos com a marca: foram homenageados pela Lavazza em um projeto multimídia chamado “Con te partirò” (uma exposição no Triennale, em Milão, uma campanha digital e uma monografia fotográfica) para comemorar o lançamento do vigésimo Calendário em outubro de 2011.

Para a ocasião, a Lavazza lançou uma iniciativa para encontrar fotógrafos talentosos que pudessem interpretar os temas que marcaram o evento: Viagem e Sedução. O processo de seleção ficou a cargo do famoso designer Fabio Novembre.

Em março, a Lavazza voltou à exposição do Salone del Mobile, em Milão, para associar-se à famosa revista de design de interiores, a “Interni”: Na exposição “Mutant Architecture”, ocorrida na Università Statale de Milão, o verdadeiro espresso italiano foi oferecido a todos os visitantes. A empresa também colaborou com o arquiteto Lorenzo Palmer na instalação da “Lavazza Piazza Italiana”.

A Modo Mio vai para Hollywood: a máquina para o perfeito espresso participou do filme de Paolo Sorrentino, “This Must Be The Place”, com o vencedor do Oscar Sean Penn.

2011 também foi o ano em que a Lavazza tornou-se fornecedora oficial do torneio de Wimbledon . Enfim, jogadores e espectadores puderam saborear o verdadeiro espresso italiano.
A parceria foi lançada e apoiada por uma campanha publicitária integrada, produzida em colaboração com:

  • Armando Testa (que projetou e produziu o logo da Lavazza para o Wimbledon, uma campanha exclusiva e uma animação em stop motion)
  • LBI Group Milão (marketing digital - mini-site e o aplicativo móvel We are the Queue)
  • Promoconvention (gestão do evento e contribuições de vídeo)


A campanha publicitária 2011 da Lavazza em nível internacional contou com o mundo da Alta Gastronomia: duas estrelas indiscutíveis do calibre de Ferran Adrià e Antonino Cannavacciuolo, duas visões diferentes de comida — inovação pioneira e extremo respeito pela tradição — foram harmoniosamente combinadas pelo aroma da Lavazza.

2012

A campanha Paradiso foi atualizada mais uma vez, acolhendo Enrico Brignano em seu cenário celestial. Foi a primeira aparição da estrela como embaixador de produto em um comercial de TV.
Brignano, em auge na carreira, acrescentou a novidade que faltava para continuar a evolução natural da campanha de TV mais longa e mais amada da Itália.

The Paradiso campaign celebrated its 15th birthday 2009-2010 A campanha Paradiso comemora seus 15 anos com uma coleção de designer

 

 

2009
5 anos após o lançamento do projeto ¡Tierra!, a Lavazza renova sua colaboração com o famoso fotógrafo Steve McCurry. Três fotos exclusivas feitas no mesmo projeto, documentando o compromisso incessante da Lavazza com a sustentabilidade ambiental e cultural, foram mostradas nessa exibição pessoal no Palazzo della Ragione, em Milão, na Itália.

A Modo Mio é mais do que apenas um novo sistema doméstico de espresso: é também um conceito inovador que estimula a criatividade de artistas e designers. O famoso cartunista Giorgio Forattini foi um desses artistas, que concordou em criar uma nova aparência para o A Modo Mio: O resultado foi “Un caffè A Modo Mio”: oito vinhetas para oito adesivos exibidos no dia 2 de julho de 2009, no Palazzo Reale, em Milão.

 

O Fuori Salone de Milão, ocorrido durante o Salone del Mobile, hospedou o evento “Lavazza Design Paradiso”: 10 talentosos designers italianos interpretaram os ícones do “Paraíso” Lavazza, um merecido tributo a um dos comerciais publicitários mais duradouros da TV na Itália.

No “Identità Golose 2009”, a Lavazza apresentou a Espoon, uma colher de café perfurada criada pelo chef Davide Oldani, produzida pelo Training Center Lavazza. Este utensílio simples, mas eficaz, foi criado especialmente para misturar o açúcar sem dispersar o calor do café e manter o crema intacto.
 

2010
15 anos da campanha Paradiso: mais de 60 episódios, com excepcionais celebridades embaixadoras, transformaram um simples comercial em um evento imperdível a milhões de telespectadores. De acordo com Giuseppe Lavazza, Vice-Presidente do Grupo Lavazza, “Nosso Paraíso é mais que uma campanha: é um conceito caro a todos nós, uma parte essencial da imagem Lavazza da nossa marca.”

Assista aos comerciais de TV da Lavazza.

O Calendário Lavazza 2010 traz fotografias de Miles Aldridge, sob a direção criativa de Armando Testa.

A Lavazza voltou ao Fuori Salone do Salone del Mobile de Milão com a exposição “Design Machines” e um livro com o mesmo nome, editado por Virginio Briatore. A história da arte Lavazza em espressos que você mesmo pode fazer remonta a três gerações de máquinas de café domésticas, desde 1989 até os dias de hoje.

Design e alta gastronomia. 2008 Design Lavazza e alta gastronomia

 



A Modo Mio chega também ao Paraíso. Paolo Bonolis e Luca Laurenti apresentam o novo sistema de espresso em vários episódios desta longa série.

Assista aos comerciais de TV da Lavazza. O Calendário Lavazza 2008 traz fotografias de Finlay MacKay.

A Lavazza lança o concurso “Un caffè con Carmencita”, relacionado à lendária cafeteira Carmencita. Criada em 1979 por Marco Zanuso para a Lavazza, a cafeteria italiana preferida da Itália recebeu um novo look para a ocasião.

O concurso durou um ano, com o objetivo de encontrar um design para a nova embalagem. Contou com o apoio de várias iniciativas publicitárias.




A Lavazza organizou um livro celebrando sua paixão pelo design por meio dos ícones da empresa. Foi editado por Virginio Briatore e conta a história de como a empresa tornou-se uma “fábrica de estilo contemporâneo”: produz não só produtos, mas, acima de tudo, ideias, mensagens e estilos de vida. Para saber mais, visite a sessão exclusiva.

 

2008 também foi o ano de outro projeto publicitário: “Caffè in cucina”, publicado pela Gribaudo Editore. O livro transforma o café em uma estrela da cozinha, e é o resultado da paixão da Lavazza pela experimentação e aventura em novas áreas do sabor. Traz receitas de 24 chefs aclamados internacionalmente, com prefácio de Ferran Adrià.

Pure style and social responsibility: two sides of the same coin. 2003-2007 Estilo puro e responsabilidade social: dois lados da mesma moeda

 

2003-07
A sinergia entre a campanha internacional e o calendário continua. Os anúncios e pôsteres da Lavazza representando o estilo cada vez mais definido e distinto da marca foram inspirados nos 2003, 2004, 2005, 2006 e 2007,  calendários com fotografias de Jean-Baptiste Mondino, Le Gouès, Erwin Olaf, Ellen von Unwerth e Eugenio Recuenco.

2004
A Fundação Lavazza lança o ¡Tierra!:

  • Um projeto de sustentabilidade dedicado ao desenvolvimento social e crescimento econômico de comunidades de cafeicultores de pequena escala. Começando com Honduras, Colômbia e Peru, o projeto agora se estende pelo Brasil, pela Índia e pela Tanzânia;
  • uma reportagem fotográfica de Steve McCurry
  • um novo blend de café superior

A Lavazza apresenta o projeto ¡Tierra! no Salone del Gusto.
A dupla Bonolis / Laurenti continua a figurar na campanha Paradiso, agora com novos personagens e novas aventuras: uma série independente.
 

2005
O retorno de Carmencita! Ícone da história da publicidade Lavazza, e estrela do programa Carosello de 1964 a 1975, Carmencita voltou às telinhas com um seriado cult de 12 episódios. Inconformista, irônica, cheia de personalidade e humor, foi uma maneira original e eficaz de continuar a falar da marca em um contexto não comercial e, por isso, ainda mais valioso. O seriado também deu suporte ao lançamento do blend Carmencita.
Veja alguns dos divertidos episódios da série.

2005-06
A campanha Paradiso introduziu uma série de novas situações para as duas estrelas “celestiais”, que regalaram seus fãs com uma série infinita de piadas e comentários cômicos.
Assista aos comerciais de TV da Lavazza .

Lavazza, vitality and joie de vivre through coffee 2000-2002 Lavazza: vitalidade e alegria de viver por meio do café

 

 

2000
Cada vez mais ativa no campo da publicidade in'ternacional, a Lavazza aponta para um público maior com vários hábitos de consumo. O resultado é o conceito da campanha de 2000: “Aproveite o melhor da vida com Lavazza, o café italiano”. O Calendário Lavazza 2000 traz fotografias de Elliott Erwitt.

2001
O Calendário Lavazza 2001 traz fotografias de Martine Franck e Richard Kalvar.

2002
Um momento de mudança da imagem internacional da Lavazza, embarcando em um estilo exuberante e transgressor. Pela primeira vez, a campanha internacional e o calendário foram baseados na mesma estratégia, confiados ao mesmo fotógrafo, David LaChapelle.

O Calendário Lavazza 2002 foi publicado em cores pela primeira vez, com fotos criadas especialmente para as campanhas da imprensa. As vibrantes e dinâmicas fotos englobavam o espírito da Lavazza, com o slogan “Espress yourself”, que transformou o conceito do espresso — principalmente em outros países — em um estilo de vida. Na Itália, a campanha Paradiso para a TV continuou com Paolo Bonolis e Luca Laurenti no lugar de Tullio Solenghi. A experiência dos espectadores também foi ampliada e enriquecida por uma série de jogos interativos online.

The Paradiso campaign, the global European campaign and “Segno Lavazza” 1995-1999 A campanha Lavazza Paradiso, a campanha europeia global e o “Segno Lavazza”

 

 

1995
Sem café, você não ficaria feliz nem no Paraíso. Essa é a ideia básica por trás da nova campanha Paradiso, estrelando Tullio Solenghi e Riccardo Garrone como São Pedro. Os diretores incluíram Gabriele Salvatores e Alessandro D'Alatri. Assista aos comerciais de TV da Lavazza.
A Lavazza manteve seu compromisso com a publicidade internacional:
  - Na França, com a campanha de cartazes "Bel Canto".
  - Na Alemanha, com a campanha “Wie in Italien” (Como na Itália), com a estrela do calendário de 1995, Maria Grazia Cucinotta.

1995-1999
Lançamento da primeira campanha global europeia da Lavazza com base nos valores compartilhados do café e da marca (a Lavazza é um “golinho da Itália”). A campanha incorporou 2 comerciais de TV e 4 anúncios na imprensa. O Calendário Lavazza 1995 traz fotografias de Ellen von Unwerth.

1996-1997
A nova campanha, dedicada a bares e cafeterias, restabelece a liderança da Lavazza no setor de Ho.Re.Ca. O slogan “A Lavazza revela o gênio que há em você” reuniu vários aspectos (qualidade, experiência e treinamento) apresentados pelo barista "genial", simbolizando a relação entre a empresa e seus consumidores. O Calendário Lavazza 1996 traz fotografias de Ferdinando Scianna.

1997-1999
Nesse ano ocorre o lançamento do “Segno Lavazza”: uma linha completa de acessórios e mobília para bares e cafeterias, incluindo xícaras e letreiros baseados no estilizado logo “A” da Lavazza. O projeto pretendia consolidar a identidade da marca e aumentar sua visibilidade na indústria de Ho.Re.Ca, recompensando o profissionalismo dos baristas e ampliando a experiência do consumidor. O Calendário Lavazza 1997 traz fotografias de Albert Watson.

1998
Esse ano presenciou a primeira campanha de impensa do sistema Lavazza Espresso Point, direcionado às pessoas que tomam café no trabalho: "O grande espresso para pequenos ambientes". O Calendário Lavazza 1998 traz fotografias de Marino Parisotto.

1999
O Calendário Lavazza 1999 traz fotografias da Magnum Photos.

Arrival of the calendars, new product ambassadors and the international campaigns. 1993-1994 Chegada dos calendários, novos embaixadores e campanhas internacionais


 


1993

A Lavazza inaugura a prestigiada tradição de calendários de designers. Em 1993 e 1994, a empresa contou com os serviços do mestre da fotografia Helmut Newton.

1993-94
No âmbito internacional, a Lavazza desenvolveu diferentes campanhas para a TV em cada país, com o objetivo de aumentar a difusão e notoriedade da marca, acompanhadas mais uma vez pelo conceito do estilo italiano:

  • Alemanha 1993-94 “Soul of Espresso”.
  • Suíça 1993-94 “L'Italiano vero”.
  • França (1994): adaptação da campanha publicitária italiana da Lavazza com Luciano Pavarotti e Monica Vitti.
  • Reino Unido (1994): “The Italian expression for coffee”.

Para o mercado de consumo fora de casa, a campanha "Sorriso" foi desenvolvida para a imprensa e o rádio, direcionada ao público geral e também às equipes de bares: o sorriso se espalha entre os clientes graças ao espresso feito como se fosse por um profissional, e entre a equipe do bar graças à qualidade, ao serviço e ao suporte profissional oferecido pela Lavazza.

New products, new packs and new characters. 1978-1992 Novos produtos, novas embalagens, novos personagens

 



1981-86
A primeira campanha direcionada especificamente para bares e cafeterias é publicada em jornais e na imprensa especializada. O objetivo da campanha foi criar uma imagem "Lavazza Bar" valorizando o papel do barista ("Lavazza, para todo barista na Itália").

1986
Esse ano viu a inauguração da campanha Locali Storici, que desenvolveu a imagem do Lavazza Bar associando-a com a importância do café enquanto bem histórico e cultural.

1982-92
Nesse período, as primeiras campanhas publicitárias internacionais da Lavazza são lançadas na imprensa e na TV. O slogan combinava diretamente o estilo italiano e o café espresso, apresentando a Lavazza no cenário internacional como café favorito da Itália.


1983-93
A campanha Manfredi evoluiu com os anos, introduzindo aos poucos novas ideias e novos personagens.

1986-89
O produto Crema e Gusto é lançado, apresentado, como sempre, por Nino Manfredi com um novo slogan: “Crema e Gusto. Qualquer hora é a hora certa”. A Lavazza torna-se líder de mercado na Itália.

1988
O Lavazza Club, “café em black tie”, é lançado para a fatia sofisticada do mercado: exclusivo e requintado, a começar pelo nome. Mais uma vez o produto é incorporado à campanha Manfredi. Assista aos comerciais de TV da Lavazza da campanha Manfredi.

La campagna Manfredi. 1977 A campanha Manfredi

 

 

A Lavazza muda sua estratégia de publicidade com o intuito de consolidar a marca usando um novo formato de comercial de TV, com a influência de embaixadores da marca para apoiar a narrativa: Nino Manfredi, personalidade amada e celebridade no melhor sentido do termo. Manfredi foi a personificação do café Lavazza até 1993.

A campanha fez história: usada em todas as linhas de produtos Lavazza durante vários anos, atingiu o objetivo de enfocar a atenção na marca sem deixar de falar do café.
Os slogans da campanha passaram a fazer parte do linguajar comum, graças ao sucesso das frases:

  • O café é um prazer, e se não for bom, qual será o prazer?
  • "Café Lavazza: quanto mais se bebe, mais te anima!"

 


Os comerciais de TV da Lavazza foram endossados por campanhas na imprensa, no rádio e no cinema.
Assista aos comerciais de TV da Lavazza da campanha Manfredi.

Clear, concrete advertising 1970-1976 Publicidade clara, concreta


 

1970
A publicidade Lavazza torna-se mais concreta e demonstrativa, com foco nos produtos, na qualidade, na conveniência e facilidade de uso.

 

1973-76
São lançados novos produtos e campanhas específicas (Qualità Oro, Rossa, Blu, Argento, Caffè Espresso in Filtri, Grandi Auguri e Paulista).
Com o advento da crise econômica, a alta dos preços e a tendência dos competidores a praticar o "downsizing" do produto dá à Lavazza a ideia de basear sua propaganda na transparência.
Assista aos comerciais de TV da Lavazza com Caballero e Carmencita.

 

Paulista, what a campaign! 1959-1969 Paulista, que campanha!

 



1959-1960

A Lavazza experimenta, pela primeira vez, a imagem de uma marca forte, independente do logo da empresa, com o café Paulista, moído e embalado a vácuo em latas.

 

1961-1970
Lançamento do Qualità Oro, “o café para grandes ocasiões" e o Lavazza Dek, “ café descafeinado, mas delicioso”: novas marcas para novos mercados.

 

1962
O Paulista torna-se um elemento essencial de uma série de comerciais cômicos, musicais e no estilo do cinema, feitos com técnica de animação stop motion.

 

1964
O Paulista faz sua primeira aparição no Carosello com os desenhos animados, que já tinham sido lançados no cinema. Caballero Misterioso e Carmencita, com suas rimas e sotaque espanhol cômico, rapidamente tornam-se nomes conhecidos: suas aventuras prosseguiram até 1975.

Assista aos comerciais de TV da Lavazza com Caballero e Carmencita.

 

From the post-war period to Carosello 1946-1958 Do pós-guerra ao Carosello

 



1946

Os irmãos Lavazza lançam o primeiro café da marca. Nasce o primeiro logo Lavazza.
 

1949
A primeira ação de marketing foi a decisão de vender o blend Lavazza em pacotes já pré-embalados, com o logo da Lavazza, para divulgar diretamente a imagem da marca. Essa foi uma importante inovação, numa época em que o café ainda era vendido a granel.
 

1950
O slogan da primeira campanha Lavazza era "Miscela Lavazza... Paradiso in tazza” (“Blend Lavazza… O paraíso na xícara”).
 

1958
Quando a televisão foi introduzida na Itália, o programa Carosello era o mais popular. A Lavazza deixou sua marca, é claro, com uma longa série de memoráveis comerciais para a TV. Começava assim a histórica colaboração com o estúdio Testa.